Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma nova semana com tempestades e calor

Um novo quadro de instabilidade intensa começou a se ativar ontem sobre a Argentina, com o ingresso de ar quente e um cavado sobre o país vizinho, fortes células de tempestades se formaram sobre a área central argentina. Inclusive existe a suspeita que um tornado tenha atingido a cidade de Ameghino na provícia de Buenos Aires, segundo a imprensa local telhados voaram e postes e alguns galpões foram derrubados, no aeroclube da cidade alguns hangares foram atingidos e aviões teriam ficado espalhados.

Nesta segunda-feira com a atmosfera bastante instável já se desenvolvem novas tempestades em território argentino, com o potencial inclusive para trazer danos, conforme órgãos locais vem alertando. O risco de tempo severo aumenta no Rio Grande do Sul a partir de amanhã, com potencial para tempestades severas de forma isolada.

Conforme as atuais previsões o RS poderá sofrer com tempo severo toda a semana, inclusive a região de Santa Maria poderia ser atingida pelos temporais. No último sábado um intenso temporal atingiu o interior de Santa Maria, derrubando árvores e causando prejuízos em casas dos moradores e no Criadouro Conservacionista São Brás. Uma análise realizada no local indicou uma micro-explosão, que resulta de uma intensa corrente de vento descendente da nuvem de tempestade.

Imagens do danos por Gustavo Verardo:

A temperatura alta nesta segunda-feira é o reflexo do ingresso de ar quente do norte a partir do Jato de Baixos Níveis. Assim como hoje a terça-feira também começa com temperaturas elevadas pelo amanhecer e na região da Campanha as mínimas ficam entre 19°C e 24°C, pela tarde o calor retorna forte com máximas entre 30°C e 37°C, no entanto existe a chance de chuva e temporais isolados com a instabilidade que estará presente sobre o oeste do estado principalmente.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gruma, WxBrasil, Ogimet, El Ojo, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...