Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sábado, 5 de janeiro de 2013

Chuva avança para o Rio Grande do Sul

Uma área de menor pressão atmosférica sobre o centro da Argentina, favoreceu o surgimento de nuvens de tempestades hoje no país vizinho. Mais uma vez foi registrada uma supercélula sobre território argentino, desta vez em Carlos Pellegrini, província de Santa Fé, por Ariel Santo.


Os radares argentinos detectam refletividade condizente com granizo em algumas células de tormenta e nesta próxima madrugada células de tempestades também formadas na Argentina já alcançam o território do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva que podem ser fortes.
Nesta sexta-feira o ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis em direção ao estado, proporcionou uma tarde quente e com poucas nuvens. Em Teutônia a temperatura chegou aos 34,7°C, em São Borja a estação do Inmet indicou máxima de 33,6°C, e Quaraí e Alegrete tiveram os mesmos 33,3°C. Na cidade de São Gabriel a máxima chegou aos 33,1°C na estação local do Inmet e de 32,4°C na estação do bairro Jardim das Hortências, com um aumento do ponto de orvalho ao longo do dia devido ao aporte de umidade.  

A chuva pode vir volumosa a partir deste final de semana, conforme a NOAA os acumulados podem chegar aos 100mm até o dia 8, principalmente no oeste e sul do estado. Este período deve ser abafado e com registro de pancadas a qualquer momento do dia, como entre o sábado e a segunda-feira. Na terça-feira as projeções indicam o avanço de uma área de baixa pressão sobre o Uruguai e centro-sul gaúcho, trazendo maior potencial para chuva forte. Conforme a Metsul, existe chance de tempo severo mais uma vez sobre o estado, só que principalmente de forma localizada.



Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Gustfront, Ogimet, Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...