Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Área de baixa pressão favorece extremos

A chuva veio sobre o Rio Grande do Sul e atingiu todas as regiões, porém os acumulados foram extremamente irregulares. O deslocamento de uma área de baixa pressão sobre a atmosfera quente e úmida sobre o Rio Grande do Sul favoreceu a ocorrência de aguaceiros. No começo do dia Uruguaiana teve 61mm em apenas uma hora, o que transformou ruas em rios, porém a chuva quando a chuva parou o acumulado na cidade era de 160mm. 

O sul do estado, mas precisamente Pelotas, também registrou chuva torrencial. Estação meteorológica na cidade indicou 75mm em apenas meia-hora e as ruas da cidade ficaram inundadas, proporcionando inclusive cenas inusitadas, como a de um cidadão ''transitando'' com seu caiaque pela rua.

Em Porto Alegre uma tempestade isolada se formou sobre a cidade ''despejando'' intensa chuva sobre partes da capital do estado, enquanto outras tinhas apenas chuva fraca. No Jardim Botânico, onde fica a estação meteorológica do Inmet, foram 69mm em uma hora que levaram a muitos transtornos na cidade. Em locais do centro da cidade, a água dos alagamentos provocou danos até mesmo no asfalto de ruas.

A precipitação foi muito irregular sobre o estado, conforme pode ser visto na imagem abaixo com o acumulado registrados nas últimas 36h. Na noite de ontem uma frente fria impulsionada pelo centro de baixa pressão no litoral trouxe chuva intensa para Quaraí, que teve 41mm em apenas uma hora, e em Alegrete com 39mm em uma hora. 



Agora ar seco começa a ingressar pelo estado, o que deve derrubar as temperaturas mínimas nesta sexta-feira sobre o centro-sul do estado, para marcas próximas aos 14°C. Porém no final de semana volta a esquentar e as previsões atuais colocam até 35°C na região, antecedendo uma frente fria que pode trazer até temporais entre domingo e segunda-feira.


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 26,8°C (Jardim das Hortências)
  • Temperatura mínima : 23,0°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 76% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 27,0km/h (Estação do Inmet)
  • Precipitação : 6,4mm (Estação do Inmet)


Previsão para São Gabriel:

Fonte: Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Diário Popular, Funceme, RBS TV, Ogimet, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...