Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteróide, meteorito e chuva

O dia começou movimento nos noticiário por todo mundo, referindo-se a queda de um meteorito que assustou moradores nas Rússia, ferindo novecentas pessoas levemente e três com gravidade. O pedaço de rocha espacial que caiu ainda danificou prédios e provocou uma grande onda de choque que foi responsável por estilhaçar vidraças e derrubar portas.



Cinegrafista amador gravou a queda do meteorito (nome dado a meteoros que alcançam a superfície)



Muitos rumores foram levantados de que o meteorito que caiu na Rússia teira ligação com o Asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta-feira. Apesar do corpo passar entre o planeta e os satélites de comunicação e de localização por GPS, a NASA afirma que não existe nenhuma chance do mesmo atingir a Terra. Quem estiver hoje na Oceania e na Europa, tem a chance de avistar o asteroide através de binóculos e lunetas.

Rota do asteroide é entre a Terra e alguns satélites de comunicação.


No Rio Grande do Sul, longe dos noticiários do gênero a sexta-feira será como foi o último dia : quente e úmido. Ontem mais uma vez algumas pancadas isoladas de verão foram torrenciais, como a que atingiu Santa Maria e foi responsável por 62mm de chuva no final da tarde em alguns pontos da cidade, conforme estação meteorológica da RBS.
Nesta sexta porém não aquece tanto, porém assim como os demais dias, a sensação de calor será grande devido a umidade elevada. Novas pancadas voltam a ocorrer no final da tarde, só que mais isoladas que ontem. Para os agricultores que querem chuva, ela vem mais generalizada neste final de semana, principalmente no sul e oeste gaúcho com o avanço de uma frente fria. Os volumes projetados  pela NOAA variam entre 20 e 50mm para o centro-sul do estado.

Temperaturas registradas e sensação térmica em São Gabriel nos últimos dias:


Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, RBS, Ogimet, NASA, Apolo 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...