Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Calor e umidade, até depois do Carnaval

O Carnaval foi quente e úmido em todo estado do Rio Grande do Sul, o que favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva neste último final de semana. No sábado uma tempestade mais forte apresentou índices de refletividade condizentes com granizo nas imagens de radar, porém ao adentar sobre o município a mesma foi perdendo força, mas ainda foi responsável por algumas rajadas de vento que chegaram aos 50km/h na cidade.

No domingo mais uma vez a chuva foi isolada e bastante irregular. No município vizinho de Vila Nova do Sul alguns pontos tiveram 60mm, enquanto outros a cerca de 1km de distância registraram apenas o acumulado de 8mm.

Chuva em Vila Nova do Sul no domingo.

Nesta quarta-feira de cinzas atmosfera prossegue instável sobre o estado, com a temperatura beirando podendo chegar até os 35°C no oeste do estado. Mais uma vez núcleos de chuva se formam em pode chover até forte em pontos isolados de todas as regiões gaúchas. Uma frente de rajada que separa o ar quente do ar mais frio ao sul, liberado por um sistema convectivo que estava sobre a Argentina e se dissipou, ao se deslocar para norte algumas tempestades podem se desenvolver sobre ela.

Frente de rajada próxima a fronteira sul do RS, no final da manhã

E nos próximos dias a temperatura segue elevada na região e em São Gabriel, onde a sensação térmica chegou aos 40,6°C hoje. Amanhã as previsões atuais tem indicado uma amanhecer com temperatura entorno dos 21°C na região, com as máximas próximas aos 34°C.
As últimas previsões tem indicado precipitação mais generalizada a partir do próximo final de semana, até lá as pancadas se chuva também segue irregulares, com a atmosfera pouco mudando sobre o Rio Grande do Sul.


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 33,6°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 22,2°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 42% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 31,6km/h (Estação do Inmet)

Fonte : Metsul, Ogimet, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ccpmet, SMN, Gruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...