Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dia de fevereiro mais frio em pelo menos seis anos

A massa de ar frio e bastante seco mostro todo seu potencial hoje. Em São Gabriel a mínima de 9,5°C ,registrada na estação meteorológica do Inmet, é o menor registro em um mês de fevereiro desde a instalação da mesma na cidade em 2007, superando o recorde anterior de 11,1°C em  25 de fevereiro de 2010.  Porém esta não foi a menor temperatura já registrada no mês na cidade, que teve 7°C em 25 de fevereiro de 1962 e outra ocorrências abaixo dos dez graus neste mês, no entanto não se tem dados do Inmet entre 1976 e 2007 e devido a isto não se pode precisar o caráter histórico do registro de hoje. 

Diversas outras cidades também tiveram a quebra do recorde de menor temperatura em fevereiro desde a instalação das estações automáticas. Em Porto Alegre o recorde era de 13,9°C também em 25 de fevereiro de 2010, porém hoje a temperatura caiu até os 12°C na capital gaúcha. Conforme os dados do Inmet que levam em conta a estação convencional, está foi a noite mais fria em fevereiro nos últimos 22 anos em POA.
Em Bagé os 8,2°C registrados hoje, superam o até então recorde da estação automática no segundo mês do ano, que era de 9,3°C em 25 de fevereiro de 2010. Em Quaraí o registro de 9,2°C hoje também passar a ser o menor registro neste mês na estação automática, superando os 10,2°C de 25 de fevereiro de 2010 e de 4 de fevereiro de 2008.

O ar seco proporcionou uma grande variação na área de relevo acidentado e com a presença de baixadas, onde o ar frio ''acumula'' por ser mais denso. Em Santa Rosa estação particular em uma área de baixada urbana registrou 6,9°C, enquanto a estação local do Inmet registrou 8,9°C em ponto mais elevado. O mesmo ocorreu em outros diversos municípios do estado, principalmente no Norte e Serra, onde Farroupilha estação em em área de maior altitude indicou 12,3°C de mínima enquanto ponto em área de baixada teve 5,9°C de mínima.

Confira o mapa com a disposição das temperaturas mínimas nesta manhã:

A temperatura no entanto volta a subir a parti de amanhã, com rápida elevação no final de semana, quanto a máxima pode chegar aos 35°C no centro-oeste do estado. Quanto as mínimas nesta quinta-feira, as previsões não indicam nada como hoje , mas ainda a manutenção das marcas baixas ao amanhecer, principalmente na Serra.
Previsão abaixo para São Gabriel nos próximos dias:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, WxBrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...