Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Funil, instabilidade e chuva

O domingo foi de chuva sobre o Rio Grande do Sul, com manutenção do ar quente e úmido sobre o estado e influência de uma área alongada de baixa pressão (cavado). Vários núcleos de chuva forte se formaram, sendo responsáveis por trazerem alagamentos em alguns pontos. Em São Gabriel não foi diferente, apesar da precipitação ser de somente 28,8mm, a taxa de precipitação chegou aos 93mm/h.

No dia anterior (sábado) devido ao intenso calor e a umidade elevada, uma nuvem funil se desenvolveu sobre São Gabriel. A nuvem funil que durou pouco no céu não estava relacionada a nenhuma tempestade, mas sim a uma pequena nuvem cumulus que se formou com o processo de convecção (ar aquecido tende a se elevar).

A instabilidade ainda predomina sobre o território gaúcho, propiciando a formação de novas áreas de chuva, como as que atingem o norte do estado. Entre terça e quinta as precipitações se generalizam e pode chover de forma intensa sobre o estado, com acumulados bastante elevados, conforme previsão do modelo GFS da NOAA (abaixo).


O sol até pode aparecer nos próximos dias conforme as projeções atuais, entretanto a nebulosidade predomina, principalmente no oeste e sul do estado o que engloba São Gabriel e região.
A Metsul alerta que além da chuva forte, existe a chance de temporais isolados sobre o estado até quinta-feira, com potencial para vento e inclusive granizo localizado.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Inmet, NOAA, Cptec/Inpe, Ogimet, WxMaps, Vortex Brasil, Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...