Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de março de 2013

Aquecimento marca feriadão de Páscoa

O ingresso de ar seco foi o principal fator para o registro de 7,1°C em Santa Rosa, a menor temperatura do Rio Grande do Sul hoje. A estação que fez o registro fica em uma área de baixada, local onde se acumula o ar frio em noites de céu limpo e ar seco. Enquanto a temperatura estava baixa em grande parte do estado, as áreas do sudeste e do litoral tinham temperaturas mais elevadas, com o registro de mínima de 18,7°C no Chuí. 

Mínimas no estado nesta quarta-feira:

A temperatura ficou mais elevada na porção leste do estado devido a influência do vórtice ciclônico e maior cobertura de nuvens.Ontem o vórtice ciclônico, também chamado de baixa fria, favoreceu a formação de tempestades nas proximidades da Lagoa dos Patos, com deslocamento em direção as cidades da Serra. Em  Porto Alegre um nuvem-funil foi registrada sobre a cidade, abaixo foto de Leandro Alves.

A atmosfera fria na média troposfera favorecia a queda de granizo até mesmo com acumulação, como ocorreu em Nova Roma do Sul. Foto de Paulo César Nascimento.

O ar frio ainda influência a temperatura pela noite e pelo amanhecer, porém pela tarde a mesma se eleva gradualmente nos próximos dias. O feriadão, no entanto terá temperatura elevadas e calor, principalmente no sábado e domingo, com os termômetros podendo registrar máxima de até 32°C aqui na região. No sábado o aquecimento favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva em grande parte do estado, o que pode provocar acumulados mais altos em alguns pontos. No domingo uma frente fria se desloca pelo mar mantendo a chance de chuva isolada sobre território gaúcho, com a atmosfera ainda permanecendo instável no norte do estado na segunda-feira.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 28,6°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 16,7°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 92% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 27% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 24,1km/h (Jarim das Hortências) 


Fonte : NOAA, Inmet, Metsul, Cptec/Inpe, Wx Brasil, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...