Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ar seco avança e temperatura oscila

Após a instabilidade gerada pelo ciclone nos últimos dias, o ar seco voltou a ingressar sobre o Rio Grande do Sul, com isto a nebulosidade diminui e a temperatura oscila bastante entre o amanhecer e tarde. 
Nesta sexta-feira a temperatura ao amanhecer era baixa em alguns pontos da fronteira com o Uruguai e do oeste do estado. Em Santana do Livramento a temperatura mínima foi de 10,9°C e em Santa Rosa estação particular indicou 9,9°C. A temperatura entanto sobe rapidamente com o ar mais seco e com o predomínio do Sol, como ocorre aqui em São Gabriel, que após mínima de 12,9°C a temperatura já alcança os 29,2°C.
O ar seco tem propiciado uma diferença entre os micro-climas da cidade, apesar de menor que em outras localidades. Enquanto a mínima na estação local do Inmet foi de 12,9°C, a estação mantida pelo blog no bairro Jardim das Hortências indicou mínima de 14,6°C. Quanto a máxima temporária deste sexta, a estação local do Inmet tem temperatura próxima aos trinta graus, enquanto na estação do blog o termometro não indicou mais que 27,5°C.

Neste sábado o amanhecer também terá temperatura mais baixa, principalmente na parte leste do território gaúcho, área de sofre a maior influencia da massa de ar frio sobre o oceano. Na Serra gaúcha e catarinense existe a chance de geada bastante isolada em áreas de baixada, devido ao ''depósito'' do ar frio que pode baixar a temperatura até os 4°C. As máximas no entanto devem se altas nas áreas mais quentes do estado devem se aproximar e ultrapassar os 30°C, incluindo São Gabriel .

Previsão do modelo GFS da NOAA indica marcas baixas na Serra no amanhecer de sábado:


 Previsão do Cptec para São Gabriel:

O domingo de festividades em Vila Nova do Sul, em comemoração dos 21 de emancipação política, vai ser de tempo bom conforme as previsões. Por lá o dia deve começar com temperatura de 14°C e máxima pela tarde chega aos 29°C.


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, WxBrasil, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...