Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 15 de março de 2013

Final de semana com ar frio

A semana foi marcada pelo ingresso de ar frio após o deslocamento de uma área de baixa pressão na terça-feira, responsável por chuva forte no centro-norte gaúcho e em Santa Catarina. Esta massa de ar polar levou ao registro de uma mínima de 7,5°C em Bagé na última quinta-feira e 7,7°C em Morro Redondo, conforme estação particular.
Ontem ainda houve o aumento de nebulosidade ao longo do dia no centro-sul do estado principalmente e durante a noite algumas áreas de chuva se formaram, no entanto conforme os dados do radar os acumulados foram baixos e isolados. Esta nebulosidade diminui amanhã, se deslocando para norte, com o ''reforço'' de ar frio que ingressa sobre o estado no final de semana, associado a um centro de alta (anticiclone) estacionado há alguns dias sobre território argentino. A temperatura baixa neste final de semana e na região da Campanha as atuais previsões colocam mínimas entre 12°C/8°C no sábado e entre 11°C/7°C no domingo, com destaque para a região de Bagé. As máximas serão bastante amenas , conforme as projeções atuais, não ultrapassando os 25°C em grande parte da região da Campanha. Na segunda-feira espera-se que com a circulação de umidade da área de pressão sobre o mar leve pancadas isoladas de chuva ao litoral gaúcho, enquanto a área mais continental do estado possar ter aumento de nebulosidade e chuva fraca com o efeito de uma área de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul. 

Centro do anticiclone deve ter pressão superior aos 1024hPa, conforme as previsões.

Os pulsos de ar frio tem sido comuns neste verão, e em março não é diferente, tanto que nestes quinze dias a temperatura média deste março, até o momento, fica abaixo da média histórica do período 61/90. Em São Gabriel a temperatura média registrada na estação do Bairro Jardim das Hortências até o momento é de 21,8°C, ficando 0,9°C abaixo da média histórica. Quando se leve em conta a média das temperaturas máximas, com média atual de 27°C, o desvio de temperatura é de 1°C comparado a média histórica. Já quanto a média das mínimas, de 16,8°C, está é superior a média do período 61/90 que é de 15,7°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Ogimet, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...