Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 4 de março de 2013

Frente fria passa e ar frio ingressa

O avanço de uma frente a partir do sábado foi responsável pela nebulosidade predominante neste final de semana e pela chuva neste domingo na região de São Gabriel, com acumulado de 34,2mm na cidade.
Em Vila Nova do Sul a chuva chegou pela manhã com o avanço de uma bela frente de rajada.


No entanto a frente fira chegou desorganizada sobre o estado, ao contrário do que ocorreu na Argentina na sexta-feira, quando uma intensa onda de tempestades levou estragos e propiciou belas imagens sobre as províncias centrais do país.
Em Villa Lugano, na região da grande Buenos Aires, os danos foram bastante localizados e violentos. Um apertamento foi invadido por uma barra de ferro da estrutura de uma cobertura de supermercado e as imagens das câmeras de segurança do local mostram o que seria um tornado cruzando a área.

No entanto não só de danos fica marcada uma onda de tempestades com a que ocorreu na sexta. Em Córdoba após intenso vendaval de quase 100km/h, o sábado teve um show de mammatus no céu em proporções raras sobre a América do Sul.

Na província de Corrientes também no sábado, foi registrada uma supercélula nas proximidades de Caá Cati. As supercélulas são o tipo mais violento de tempestades, possuindo maior potencial para formar um tornado e maior tempo de vida que as tempestades comuns.


A frente fria que agora se encontra sobre Santa Catarina está associada a um ciclone extratropical que se formou no sábado na costa da Argentina. O mesmo apesar de intenso pouco afeta a costa gaúcha e segue seu deslocamento para leste.

Imagem de ontem mostrava claramente o ciclone sobre o mar:

O ciclone se afasta e o vento predomina de sul hoje e amanhã, com o ingresso de ar mais frio que derruba as mínimas para entorno dos 11°C/12°C para a região da Campanha nesta terça. No entanto a temperatura se eleva rapidamente e a instabilidade retorna na quinta-feira, com potencial para se manter por cerca de uma semana, de acordo com as projeções atuais.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, TN, Gustfront, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...