Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tempestades são motivo de alerta no Conesul

A atmosfera volta a se deteriorar sobre o Conesul a partir de hoje, com a instabilização devido a um centro de baixa pressão sobre a Argentina, que já tem tempestades localmente intensas, áreas rosas e brancas abaixo na imagem de radar da província de Buenos Aires.


Este centro de baixa pressão vai se aprofundar sobre a costa da província de Buenos Aires nas próximas horas, se convertendo em um ciclone que impulsiona uma frente fria para o norte. A frente deve levar chuva intensas e tempo severo para as áreas centrais do país vizinho entre a noite de hoje e madrugada de sábado. Conforme a meteorologia argentina existe a chance de queda de granizo e tempestades localmente intensas sobre a região, o que fez o órgão emitir alertas.

O centro de baixa pressão se aprofunda de forma rápida, uma bomba meteorológica, conforme se cita em meteorologia quando um centro de baixa apresenta uma grande queda de pressão em pouco tempo. Carta sinótica de hoje indicava este sistema com pressão em 1000hPa, sendo que os modelo do Cptec (abaixo) coloca o ciclone se formando com pressão atmosférica de 988hPa na próxima madrugada. Esta queda de pressão deve favorecer o vento na costa argentina e a agitação marítima na região litorânea do país vizinho, segundo a Metsul os ventos podem chegar até aos 130km/h.



O ciclone no entanto não oferece risco ao Rio Grande do Sul, porém a frente fria que avança amanhã pelo final da tarde pode trazer temporais isolados e localmente intensos conforme algumas previsões. Os acumulados previstos não são elevados, porém a chance de chuva forte na região da Campanha e Fronteira é grande.

Enquanto a frente não chega faz calor sobre o Rio Grande do Sul e a temperatura agora é 32,6°C em São Gabriel. Para a região os volumes projetados de chuva podem chegar aos 30mm, porém como a frente se desloca rapidamente o ar seco já começa a alcançar a região no domingo.
Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Accu Weather, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...