Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ar seco predomina nesta semana

O final de semana teve ar bastante seco sobre o Rio Grande do Sul, o que permitiu com a temperatura em São José dos Ausentes chegasse aos -0,4°C no sábado e de 0,1°C no domingo. A estação que fez o registro em São José dos Ausentes fica numa área de baixada, onde o ar frio escoa com a perda de suporte em outros níveis da atmosfera. O ingresso de ar mais quente a uma altitude mais alta que a superficial tem favorecido a ocorrência de nevoeiros e a formação de nuvens baixas pelo período da manhã, impedindo um maior aquecimento desde o primeiro período do dia.
Em São Gabriel ontem apesar do ar seco a variação de temperaturas dentro da cidade foi bastante pequena, veja a imagem abaixo com a comparação entre as duas estações localizadas na cidade.

A influência desta massa de ar seco impede a formação de nuvens ao longo do dia, apesar do aquecimento que o mesmo permite pela tarde, com máxima chegando aos 28,8°C em São Gabriel no sábado. A atmosfera só deve mudar sobre o Rio Grande do Sul no final de semana, com o ingresso de uma frente fria pelo oeste do estado, associada a uma área de baixa pressão que se desloca sobre a Argentina em direção ao mar. Até lá o amanhecer segue com temperaturas próximas aos 15°C e as máximas se elevam até quase os 30°C aqui na região.

Frente fria avança no próximo final de semana


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...