Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chuva antecedeu fim de semana frio

A passagem da área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul trouxe altos volumes de chuva para o Rio Grande do Sul, com destaque para os 95,2mm em Santiago e os 88,2mm registrados em Santa Maria, mas principalmente para os 104,6mm registrados em São Gabriel na estação mantida pelo blog, o maior acumulado em 24h no mês de abril desde que começou o monitoramento pluviométrico no Bairro Jardim das Hortências em 2008. Na estação local do Inmet o registro de 89,6mm é também o maior em 24h no mês de abril, no caso desde a instalação da estação em 2007.

A área de baixa pressão se converteu em um ciclone extratropical com ramo frontal que alcançou até as áreas centrais do país. Na retaguarda da frente vinha ar bastante frio, que impediu que as máximas superassem os 20°C no centro-sul do estado no sábado, que começou om mínima de 5,4°C em registro de estação particular em Santana do Livramento.
O domingo foi o dia mais frio do ano no estado, com mínima de 0,9°C em Vacaria. Houve registro de geadas em alguns pontos do RS, principalmente na Serra. Entre todas as estações que monitoram o tempo sobre o território gaúcho, a maior mínima neste domingo se deu em Tramandaí, 10,6°C.
Confira abaixo o mapa com as mínimas ontem sobre o estado:


Entre a micro-região composta pelos municípios vizinhos a menor temperatura ocorreu em Vila Nova do Sul, 5°C. Em São Gabriel o registro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia indicou mínima de 5,4°C, a menor mínima em abril no local desde o ano de 2008, quando fez 2,8°C. Já na estação localizada no Bairro Jardim das Hortências e mantida pelo blog, a mínima foi de 7,4°C no domingo e de 10,9°C hoje, dia em que fez 9,5°C de mínima no 13° Cia Com, local onde fica a estação de monitoramento do Inmet.

O frio nesta segunda foi maior em áreas de baixada onde o ar frio acumula com o enfraquecimento da massa de ar polar. Um grande exemplo é a cidade de Urupema/SC que fica em uma baixada de altitude e teve mínimas de -2,4°C e -2,3°C, ontem e hoje, respectivamente.

Geada em Urupema  hoje.

Nos próximos dias o amanhecer continua com temperatura baixa e entre os 8°C e 11°C na região, porém pela tarde a temperatura começa a ficar mais agradável com a elevação gradual da mesma. Neste período de próximos dois dias o ar fica seco e o vento sopra quase que continuamente, mesmo que fraco, devido a presença de um ciclone em alto mar na altura do estado.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Agritempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...