Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chuva e possível tempo severo antecedem frio mais intenso de 2013

O ingresso de ar quente sobre o Rio Grande do Sul faz a temperatura se elevar nesta quarta-feira com máximas acima ou próximas do 30°C no oeste e noroeste do estado. Porém a instabilidade toma conta do território gaúcho amanhã, com potencial para volumes elevados de chuva.

Previsão para São Gabriel:

Num primeiro momento nesta quinta-feira uma área de baixa pressão se desloca em direção ao RS, trazendo chuva para o oeste do estado já no começo da quinta-feira.O ingresso de ar quente prossegue com a presença do Jato de Baixos Níveis, que se intensifica pela tarde. A chance de temporais sobre a área de fronteira com o Uruguai existe desde o começo do dia, porém o potencial para chuva intensa é maior a partir da tarde, com acumulados que podem chegar aos 100mm em um curto período de tempo. Neste período, entre o fim da tarde de quinta e madrugada de sexta, a frente fria associada a área de baixa pressão se organiza e o gradiente de temperatura e pressão entre a dianteira e retaguarda do sistema é um dos fatores que eleva o risco de tempo severo. Pode ocorrer muita chuva em grande parte das regiões do estado nesta onda de instabilidade, alguns pontos podem ter até 150mm, conforme prevê a Metsul.

Modelos de previsão indicam volumes próximos aos 100mm entre o Centro, Oeste e Campanha gaúcha.

O sistema frontal se desloca pelo norte do estado a partir da manhã de sexta-feira, com a formação de um ciclone na costa argentina. Este ciclone será responsável por impulsionar a massa de ar polar mais forte de 2013 até o momento. As atuais projeções indicam chance de geada na Campanha e na Serra, com temperatura próxima a zero em parte do Uruguai e das serras gaúcha e catarinense.

Projeção de temperatura mínima de modelo meteorológico para o domingo:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Capinchocumulus, Ogimet, WxBrasil, Gruma, Gustfront, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...