Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ondas no litoral e amanhecer mais frio no continente

Ondas de 6m foram registradas em alto mar nesta última terça-feira na altura da costa gaúcha e a navegação  foi cancelada no litoral do estado com ondas derrubando quiosques no litoral norte. Estes fatos estão ligados ao deslocamento para norte de um ciclone extratropical, cujos ventos associados ao sistema provocam grande agitação marítima e ressaca. O mar ficou agitado desde o Uruguai até o sul catarinense ontem e nesta quarta-feira a agitação será mais intensa na costa da região sudeste do Brasil, porém sem efeitos nas áreas continentais.
Ressaca em Imbé

Imagem de satélite mostrava ciclone (banda circular de nuvens) ao leste do Rio Grande do Sul.

O ciclone também serviu para impulsionar um reforço de ar frio e seco, fazendo com que as temperaturas caíssem novamente sobre o sul do país. O frio foi menos intenso que o do final de semana, mas houve registro de geada em alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estado que teve a menor temperatura do país hoje, -1,9°C em Água Doce.Em território gaúcho a menor temperatura foi registrada em estação particular no município de Farroupilha, 2,4°C.

Temperaturas registradas hoje.

A presença de ar bastante seco favoreceu a variação de temperatura de acordo com os micro-climas das localidades. Até mesmo dentro da cidade de São Gabriel que apresentam pouca variação de relevo a diferença de temperatura apareceu. A estação meteorológica do Inmet no 13° Cia Com indicou mínima de 7,8°C, enquanto a estação monitorada pelo blog no bairro Jardim das Hortências indicou mínima de 9°C.
Nos próximos dias a temperatura começa a se elevar de forma gradual, principalmente no período da tarde, com máximas mais altas a cada dia.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...