Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 4 de abril de 2013

São Gabriel comemora 167 anos de emancipação em dia nublado e com chance de chuva

O vórtice ciclônico (área de baixa pressão) em níveis altos e médios sobre a Argentina segue influenciando a atmosfera sobre o Conesul hoje assim como nos últimos dias, mas agora a atmosfera se instabiliza mais sobre o Rio Grande do Sul com o deslocamento de uma área de baixa pressão nesta quinta-feira.
O vórtice ciclônico foi responsável no dia 2 pela morte de 56 pessoas na Argentina e pela formação de dois tornados no país vizinhos, em Las Flores e Ensenada (imagem abaixo). O grande número de mortes ocorreu pelas intensas precipitações que afetaram a capital federal Buenos Aires e a capital da província de Buenos Aires, La Plata. Na capital nacional a estação meteorológica que de Ortuzar registrou 159mm em 24 horas, o maior volume já registrados neste estação no mês de abril desde que começaram as medições, os resultados foram ruas alagadas com até 1m de água e carros amontoados. Em La Plata o volume de água precipitada foi tão grande que o nível da água alcançou  2m em algumas ruas. Por lá a estação do governo indicou 181mm de chuva, porém estações particulares indicaram até 400mm de acumulado em 24h.


O Rio Grande do Sul também foi afetado nos últimos dias pelo vórtice ciclônico. No dia 2 foi registrada uma nuvem funil em Quaraí e intenso temporal em Hulha Negra, com registro de granizo, vento e acumulado de 140mm em alguns pontos. Ontem a chuva se concentrou mais no sul do estado, apesar de terem ocorrido pancadas de chuva em áreas do oeste e noroeste.
A mesma chuva que serviu para apagar o incêndio que atingia a reserva do Taim a uma semana, provocou transtornos em Pelotas e Bagé, onde ruas foram alagadas. Abaixo chegada do temporal em Pelotas, pelo grupo de caçadores de tempestades Capinchocumulus.

Hoje a atmosfera sobre o estado segue instável e a chuva deve ser mais generaliza, porém com acumulados irregulares e chance de temporais bastante isolados.Alguns locais podem ter chuva intensa como a que ocorreu ontem em Pelotas. A área de baixa pressão se desloca em direção ao litoral ao longo do dia deixando o mar agitado no litoral sul amanhã, quando ar mais frio e seco ingressa sobre o continente, levanto ao registro mínimas mais baixas que os 20°C registrados nos últimos dias.

A chuva pode se fazer presente nas comemorações do aniversário de São Gabriel na noite desta quinta-feira, mas amanhã o tempo fica seco na cidade. Confira a previsão para os próximos dias.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, TN, Gustfront, Capinchocumulus, Ogimet, SMN, RBSTV

-------------------------------------------------------
Um poucos sobe:
São Gabriel neste 4 de abril comemora 167 anos de emancipação política. A cidade que tem 60mil habitantes e berço de ícones nacionais com Plácido de Castro, Marechal Hermes da Fonseca, Marechal Mascarenhas de Morais e outros. Um dos maiores municípios em área territorial do Rio Grande do Sul, a produção agrícola é forte e o interior no município foram feitas importantes descobertas na área paleontológica.


PARABÉNS SÃO GABRIEL PELOS 267 ANOS DE EMANCIPAÇÃO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...