Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 17 de maio de 2013

2013 tem o frio mais intenso do ano até o momento

A massa de ar polar pós-frontal que começou a avançar na tarde de quarta-feira trouxe temperaturas bastante baixas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente nesta última madrugada quando um grande número de cidades teve geada e a menor temperatura do ano.
Na quinta-feira as menores temperaturas foram registradas no centro-sul do estado (mapa com as mínimas abaixo) , tendo feito -1°C em estação particular localizada em Santana do Livramento e -0,4°C em Quaraí. Em São Gabriel a temperatura caiu a 3,2°C, mas no município vizinho de Vila Nova do Sul houve geada moderada a forte com mínima de 1°C.
A tarde de quinta-feira teve a presença do vento minuano que aumenta a sensação de frio, com as máximas ficando apenas de 10,6°C em Canguçu, 12,9°C em Bagé e 13,7°C em São Gabriel.


Na noite de quinta até madrugada de sexta-feira a temperatura caiu rapidamente em todas as regiões gaúchas, porém em diversas áreas do centro-leste gaúcho o vento que soprou pela madrugada impediu uma maior queda da temperatura e até mesmo a formação de geada. Na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina fez muito frio com registro de geada forte. 
As menores temperaturas em território gaúcho de -3,4°C em São José dos Ausentes, -2,5°C em Canela e -1,9°C em Santa Rosa. Uma curiosidade é que as estações que fizeram o registro destas temperaturas ficam em áreas de baixada, onde o ar frio tende a escoar em noites de tempo seco e vento calmo. Em território catarinense, assim como no RS, as menores temperaturas temperaturas foram registradas em baixadas : -5,2°C em Urupema e -4,5°C em São Joaquim.


A campanha gaúcha não teve mínimas mais baixas que na noite anterior, porém ainda geou na região (foto abaixo mostra a geada em Bagé). A mesma estação particular de baixada que indicou um grau negativo em Santana do Livramento na quinta-feira voltou a apresentar temperatura abaixo de zero, desta vez -0,4°C



Em São Gabriel a queda da temperatura diminuiu ao longo da madruga, ficando a mínima em 3,1°C na estação do Inmet, apesar dos termômetros de rua indicarem 1°C. Foto abaixo de Marcelo Ribeiro.


O ar frio perde força na próxima madrugada enquanto a nebulosidade aumenta sobre o oeste gaúcho. O final de semana terá temperaturas amenas com tempo instável. Já na primeira metade de sábado pode chover no oeste e noroeste gaúcho devido a uma área de baixa pressão que avança em direção ao estado. Pelo período da noite pode chover em todas as áreas do estado, no entanto as precipitações devem ser irregulares em volume e localização. No domingo a nebulosidade ainda predomina na maiores das regiões gaúchas com chance de chuva a qualquer hora do dia.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, Climaterra, Inmet, WxBrasil, Ogimet, Caderno7, Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...