Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ar frio avança após chuva e formação de ciclone na costa

Após alguns dias sem atualização o blog retorna hoje no primeiro dia de inverno com as suas postagens. Nesta sexta-feira que marca o início do inverno astronômico, quando o hemisfério sul tem a maior noite do ano devido a inclinação do eixo terrestre, o Rio Grande do Sul tem um dia frio e chuvoso.
A nebulosidade que já predominava há vários dias sobre o território gaúcho porém com precipitações bastante isoladas e aberturas de sol no centro do estado foi reforçada ontem com o avanço de uma área de baixa pressão que formará um ciclone na costa do estado, abaixo carta sinótica do Simepar:


Devido a formação do ciclone pode ventar forte com rajadas no sul gaúcho, porém sem capacidade de fazer estragos o vento apenas aumentará a sensação de frio. O restante desta sexta-feira será de tempo fechado em todo estado, mas amanhã no sábado o sol já deve aparecer em algumas áreas do oeste com o rápido deslocamento do ciclone para alto mar.
Após a chuva que acumulou 26,4mm em São Gabriel e 34mm em Santa Maria, o ar frio é que predomina no final de semana. A partir do final da tarde de sábado uma massa de ar frio avança derrubando as temperaturas. O ar polar não é intenso como o que levou -8,8°C à Malargue na província argentina de Mendoza esta semana, no entanto existe até mesmo a chance de geada em algumas áreas da Campanha e da Serra devido ao ar seco.

Ar frio mais forte avança pelo mar conforme as projeções:

As atuais previsões indicam mínimas entre 2°C e 6°C na Campanha no domingo, mínimas que ainda podem ser repetir na segunda-feira. Neste final de semana a temperatura sobe mais a tarde devido ao predominio de sol com poucas nuvens no céu. Ao longo da semana a temperatura se eleva e as máximas e mínimas tendem a se elevar gradativamente.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Funceme, Meteobrasil, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...