Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Frio dos próximos dias pode ser histórico

Uma nova massa de ar frio já trouxe temperaturas baixas para a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e a tendência para os próximos dias é de frio ainda mais intenso. Enquanto ontem no Rio Grande do Sul um sistema frontal trazia chuva e trovoadas, com acumulado de 19,6mm em São Gabriel, algumas províncias de Argentina registravam neve.Além de áreas da Patagônia, nevou com acumulação ainda na província de Mendoza e até na Sierra de La Ventana na província de Buenos Aires onde o fenômeno é mais difícil de ocorrer que nas áreas já citadas. Em Mendoza nas cidades de San Rafael (fotos abaixo) e em Penitentes houve acumulação de neve no solo com até 15cm, deixando branco os telhados e galhos de árvores nestas localidades.



Imagem de satélite de alta resolução mostra a neve nos topos da Sierra de La Ventana:


O frio mais extremo no entanto ficou concentrado sobre o sul do continente, na Patagônia, onde estação meteorológica instalada no aeroporto de Esquel indicou mínima de -13,7°C. No Uruguai a temperatura não caiu tanto quanto em território argentino e a menor mínima no país vizinho foi de -1,0°C em Mercedes.

Mínimas na Argentina:


Mínimas no Uruguai:

Em território gaúcho o ar frio começou a ingressar na noite de ontem com vento sul soprando com rajadas e proporcionando sensação térmica bastante baixa. Em Canguçu a sensação térmica na noite de ontem era de -5°C devido a o vento moderado e a temperatura de 1°C. A menor marca em território gaúcho ocorreu em Morro Redondo, sul do estado, com estação particular registrando -1,0°C ao amanhecer.
Na região São Gabriel teve 2,1°C no Bairro Jardim das Hortências enquanto na vizinha Rosário do Sul a mínima foi de 1,5°C. Já no município de Vila Nova do Sul o ponto de monitoramento do blog indicou 3°C de mínima.
Confira as temperaturas mínimas de hoje nas cidades que contam com estação meteorológica :



A temperatura nesta sexta não sobe muito em território gaúcho e devido ao vento a sensação térmica será de mais frio. Em Caxias do Sul na Serra Gaúcha a temperatura agora as 15h é de apenas 4,4°C com vento fraco de sudeste. No sul gaúcho a temperatura máxima registrada em Caçapava do Sul e Canguçu até o momento é de 9,2°C e 9,1°C, respectivamente, e com registro de vento moderado nas duas cidades.
A noite de sexta-feira teve rápida queda de temperatura e o sábado começará frio em território gaúcho, com registro de geada e possibilidade de temperaturas negativas no Sul gaúcho. Na noite do sábado a chuva atingem o centro-norte do estado e inclusive pode chover fraco em outras áreas com a formação de uma nova frente fria.
O domingo começa com temperatura baixa principalmente no sul centro-sul gaúcho com mínimas entre -1°C e 5°C na região da Campanha. Ao longo do dia no entanto o ingresso de uma nova massa de ar polar mantém as máximas bem baixas (6°C a 10°C) e sensação térmica de firo extremo devido ao vento minuano que deve soprar com rajadas.
A segunda-feira também deve ter temperatura baixa e inclusive várias regiões devem ter temperatura negativa como prevê a Metsul Meteorologia. No entanto a massa de ar frio deve ser histórica não pela mínimas que serão registradas, visto que em muitas cidades as temperaturas não caíram como em junho de 2012, mas sim pelo potencial de máximas bastante baixas, geada, geada negra e inclusive neve nos pontos de Serra. Conforme a NOAA (Serviço de Meteorologia Americano) a precipitação de neve pode acumular 10cm na Serra Gaúcha e Catarinense, mas a Metsul não descarta precipitação invernal (chuva congelada ou graupel ) em áreas de menor altitude.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, BAZ, NASA, Gustfront, Wunderground, RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...