Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Frente fria traz mudança brusca de temperatura

A terça-feira teve o ingresso de ar mais aquecido sobre o território gaúcho e assim a temperatura alcançou os 29,9°C em Santa Rosa. Este ingresso de ar quente pelo vento norte provocou forte aquecimento adiabático (ar aquece muito ao descer a encosta dos morros) em Santa Maria nesta quarta e assim a temperatura se elevou até os 27,4°C em plena madrugada.

Temperaturas em São Gabriel ontem:

Pois o ar quente e úmido presente sobre o território sul-grandense favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva durante a tarde sobre o centro-oeste e sul do estado. Alguns pontos tiveram chuva forte, porém a chuva foi alternada com sol no oeste do estado.
Amanhã o avanço de uma frente fria sobre o ar quente pode trazer temporais para o RS. O sistema frontal alcançar a área de fronteira com o Uruguai já na manhã desta quinta e a chuva vai se generalizando ao longo do dia. Na região da Campanha o amanhecer terá temperaturas entre 14°C e 19°C, porém as mínimas ocorrem ao anoitecer com o vento passando a soprar com rajadas do quadrante sul, assim a temperaturas mínimas ficam entre 6°C e 10°C.
O ingresso de ar frio de forte intensidade na retaguarda do sistema frontal em contraste com o ar mais aquecido sobre o Rio Grande do Sul não permite descartar temporais isolados e altos volumes de chuva. As últimas projeções indicam acumulados elevados e que podem superar os 100mm no norte e nordeste gaúcho, porém poderá chover forte em todas as regiões com acumulados mais elevados em pontos localizados. Os rios da Serra e Vale do Caí com a confirmação dos volumes projetados podem ter uma nova suba dos rios, que já se encontram com volume elevado de água.

 Modelo de previsão mostra frente com chuva forte (pontos em rosa) alcançando o RS na manhã de quinta


Após a chuva nesta quinta-feira  o ar frio predomina em território gaúcho na sexta e no final de semana. A sexta deve começar com temperaturas entre 2°C e 5°C  e mesmo a tarde a elevação térmica será pequena, com máximas entre 10°C e 14°C e vento fraco de sul. No sábado porém a passagem de uma área de baixa pressão traz chuva mais uma vez para o estado e assim o frio predomina o dia todo com máximas inferiores a 10°C no sul gaúcho e pontos da serra e norte do estado.

 Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul,  NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo, BAZ, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...