Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sábado, 24 de agosto de 2013

Neva em Caçapava e São Gabriel tem a máxima mais baixa desde 2011

O ar frio de forte intensidade que vinha na retaguarda do sistema frontal alcançou o Rio Grande do Sul com força nesta sexta-feira. A temperatura caiu bastante no sul gaúcho e em Morro Redondo estação particular indicou mínima de -0,2°C.
A Serra do Sudeste se destacou no cenário meteorológico desta sexta no RS, pois além dos 0,7°C de Canguçu e da temperatura negativa em Morro Redondo, ainda nevou na região. Houve o registro de neve granular de forma rápida nos municípios de Caçapava do Sul e de Encruzilhada do Sul, no entanto outros municípios da região como Santana da Boa Vista tiveram relatos de precipitação invernal.
Em Caçapava do Sul nevou pela segunda vez neste ano, porém sem acumulação e de forma bastante rápida, não se comparando ao dia 21 de julho quando a neve acumulou e caiu durante três horas.

 

Nesta sexta choveu forte no norte do estado, que está sob a influência de uma frente fria. No entanto apesar da instabilidade a temperatura caiu muito durante a tarde no centro-norte do estado. Em Campo Bom o registro de chuva com trovoadas em uma tarde com temperatura de 4°C foi atípico e o cenário se repetiu em outros municípios da Serra, onde Canela teve chuva forte com temperatura de apenas 1°C. Na capital do estado, Porto Alegre, a mínima do dia na cidade se deu as 17h com o registro de apenas 3,9°C na Lomba do Pinheiro.
A neve somente não veio no centro-norte gaúcho por que a temperatura não era tão baixa e havia inversão térmica nas camadas da atmosfera. Esta temperatura mais elevada em nível mais altos da atmosfera se dá pelo ingresso de ar quente sobre a região em 850hPa, o que fará o sistema frontal avançar amanhã em direção ao sul do estado como uma frente quente. O grande contraste entre as distintas massa de ar deixa frente fria estacionada sobre o estado e deve provocar elevados volumes de chuva no noroeste do estado, alertando para o risco de cheia de rios da Bacia dos Sinos e do Caí.
A massa de ar frio apesar de ser intensa sobre a Argentina no momento só consegue avançar sobre o Rio Grande do Sul, provocando melhoria do tempo, na próxima semana. Assim esperam-se temperaturas mínimas bastante baixa e geada em grande parte das regiões gaúchas.


Em São Gabriel foi registrada a menor temperatura máxima na cidade desde 2011.Na estação do Bairro Jardim das Hortências a máxima não passou dos 9,8°C, sendo o menor registro desde a instalação da mesma em junho de 2011. Já na estação do Inmet a máxima de 11,4°C registrada hoje é a menor desde os 10,4°C registrados no dia 23 de julho deste ano.


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Climaterra, BAZ, Ogimet, WxBrasil, Meteopt, Simepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...