Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Neve forte na Argentina e frio ao RS

O avanço de uma forte massa de ar frio trouxe temperaturas extremamente baixas e neve para território argentino, inclusive áreas do centro-norte do país tiveram temperaturas negativas e neve. Nos pontos altos das províncias de Córdoba e San Luis, que ficam no centro argentino, a neve acumulou na copa das árvores e alguns centímetros no solo na segunda-feira

Neve em San Luis. Foto de Nicolas Rosales

Neve em Altas Cumbres (província de Córdoba). Foto de Santiago Berioli


A massa de ar polar continental (ar frio avançando com área de alta pressão no centro do continente foi responsável por temperaturas bastante baixas na terça-feira no norte e oeste da Argentina. Províncias do noroeste do país registraram muito frio com -8,7°C em La Quiaca (província de Jujuy) e -4,8°C em Salta, capital da província de mesmo nome. No oeste Uruguaio a terça-feira começou bastante fria e nesta região foi registrada a mínima do país, na cidade de Salto a mínima foi de -3,6°C.

Na quarta o ar frio chegou com mais força ao Rio Grande do Sul e hoje registro de neve em municípios gaúchos e catarinenses. Em solo gaúcho a neve foi isolada e não houve acumulação com o fenômeno sendo registrado em São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e Passa Sete. Em território catarinense a neve atingiu ontem Água Doce , Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim, onde houve pequena acumulação. Ainda nevou no município paranaense de Palmas, porém de forma rápida e bastante localizada.
A neve em território gaúcho foi restrita a região Serrana e dos Aparados e enquanto chovia nestas regiões, no sudoeste do estado o tempo mais seco permitiu uma queda acentuada de temperatura. Em Santana do Livramento estação particular localizada em área de baixa registrou a menor temperatura do estado nessa quarta,  com mínima de -2,6°C. A temperatura ainda caiu abaixo de zero ontem em Quaraí e Alegrete com -0,9°C e -0,3°C, respectivamente.


Neve em São Joaquim ontem em imagem de Ademir Bola:


Um fato interessante ocorreu no Morro da Igreja, um dos pontos mais altos de Santa Catarina e que fica entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Ontem apesar do registro de neve o pico que fica a 1800m de altitude apresentou a beleza do sincelo, um fenômeno que se dá pelo congelamento do nevoeiro sobre qualquer superfície. Porém na madrugada desta quinta-feira nevou na região, inclusive com acumulação e as árvores desta vez amanhecerem cobertas pelos flocos de neve.

Poste congelado. Foto de Alvarélio Korossu

Estação meteorológica do Morro da Igreja ficou coberta de gelo, bloqueando o anemômetro e o pluviômetro.

 Neve acumulou no Morro da Igreja nesta madrugada. Foto da Prefeitura de Urubici.

Nesta quinta as temperaturas caíram mais uma vez abaixo de zero no sudoeste do estado, fato que se repetiu no noroeste gaúcho, principalmente nas áreas de baixa destas duas regiões.

MÍNIMAS NO RS (15/08):

  • -4,2°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • -3,2°C - Santana do Livramento (Estação Particular)
  • -2,7°C - Quaraí 
  • -1,9°C - Três de Maio (Estação Particular)
  • -0,8°C - Alegrete
  • 0,0°C - Iraí
  • 0,1°C - Jaguarão
  • 0,2°C - Santo Ângelo
  • 0,2°C - Rosário do Sul
  • 0,4°C - Cruz Alta
  • 0,6°C - Pelotas
  • 1,0°C - Santiago
  • 1,0°C - Soledade
  • 1,0°C - Uruguaiana

Em São Gabriel o amanhecer também foi frio, porém a temperatura não chegou perto dos zero graus e nem caiu mais que na quarta-feira. Na estação do Inmet, que apontou as menores mínimas da cidade nestes dias, a mínima hoje foi de 1,7°C, contra os 1,2°C de ontem. Já na estação mantida pelo blog a mínima nesta quinta foi de 2,3°C enquanto ontem o menor registro havia sido de 2,4°C.
A grande diferença entre ontem e hoje foi a maior elevação da temperatura no período da tarde.Devido deslocamento da parte mais intensa da massa de ar frio para o mar e a presença de ar seco sobre o território gaúcho. Em São Gabriel a estação do Bairro Jardim das Hortências indicou máxima de 13,2°C ontem com a presença de vento soprando do quadrante sul. Já nesta quinta-feira máxima reportada pela mesma estação foi de 15,6°C com presença de vento soprando de noroeste.
A temperatura nos próximos dias segue em elevação gradual tanto as máximas quanto as mínimas devem ser mais altas no final de semana.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, WxBrasil, Ogimet, BAZ, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...