Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dias de calor intenso no Conesul

Intensa massa de ar quente sobre o centro do continente sul-americano trouxe e ainda traz forte aquecimento para o Conesul. Em território brasileiro as temperaturas mais altas foram registradas no Mato Grosso do Sul, com máxima de 39°C em Porto Murtinho e de 38,6°C em Nhumirim.
Apesar das temperaturas bastante elevadas no estado do centro-oeste brasileiro, o calor foi mais intenso em território argentino, em principal no norte do país vizinho. A temperatura chegou a 41,8°C em Catamarca e San Juan, 40,9°C em Tucumán, 40,6°C em Córdoba e 40,2°C em Ceres e Pilar. O calor intenso com a baixa umidade no norte argentino favoreceram incêndios nas províncias de Salta, Tucumán, San Luis, Jujuy, Rio Negro, Mendoza, Neuquén, Córdoba. Na província de Córdoba mais de 20 mil hectares foram devastados pelo fogo, sendo a província mais afetadas pelo fogo.

O calor dos últimos dias em território argentino derrubou os recordes históricos de temperaturas em setembro em diversas cidades. Em Buenos Aires a máxima de 35,3°C de ontem superou o então recorde de 34°C em 29 de setembro de 1944.
Tabela de temperaturas registradas e recordes históricos: 

O vento norte que transporta o ar quente sobre o Argentina propiciou um caso raro : uma Tempestade de Sal. O vento soprando forte levantou e transportou sal do Mar Chuquita até as províncias centrais da argentina.
Tempestade de sal no centro argentino.

O calor no Rio Grande do Sul foi forte, mas não derrubou recordes históricos. A menor temperatura do estado foi registrada em Campo Bom, onde o Inmet aferiu máxima de 36,1°C. As temperaturas também subiram bastante no centro e oeste do estado, com registros acima dos 35°C.

MÁXIMAS NO RS (10/09/2013)
  • 36,1°C - Campo Bom
  • 36,1°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 36,1°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 36,0°C - São Leopoldo (Estação Particular)
  • 35,6°C - Uruguaiana
  • 35,4°C - São Gabriel
  • 34,8°C - São Borja
  • 34,7°C - Alegrete
  • 34,6°C - Pelotas
  • 34,6°C - Quaraí
  • 34,5°C - Santa Maria


 Dados meteorológicos desta terça-feira em São Gabriel, com sensação térmica de 38,3°C

O calor ainda prossegue sobre território gaúcho nos próximos dias, com máximas entre 33°C e 37°C no estado até o final de semana, quando a chuva começa  retornar ao Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, porém, a temperatura segue elevada e em Santa Cruz do Sul a máxima era de 36,9°C até esta postagem ser escrita.
Em São Gabriel o dia começou com temperatura de 20,3°C na estação do Bairro Jardim das Hortências e até as 15h a temperatura já era de 35,2°C.Já a estação do Inmet registrava 34,9°C até o mesmo horário, após mínima de 20,4°C ao amanhecer.

Previsão para São Gabriel: 


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, Gustfront, Meteobrasil, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...