Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Instável antes do frio

O aquecimento dos últimos dias culminou em instabilidade ontem, inclusive com queda de granizo em pontos do norte do estado entre domingo e segunda. A influência de uma área de baixa pressão sobre a região favoreceu o desenvolvimento de tempestades, e o granizo veio a cair em Não-Me-Toque, Marau, Soledade, Gravataí, Coronel Pillar, Montenegro, Osório e outras cidades. Porém onde o sol apareceu ontem ainda fez bastante calor, com estação localizada em baixada na cidade de Santa Rosa registrando a máxima do estado, 33,1°C.
Nesta segunda a nebulosidade predominou em grande parte do território gaúcho e nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul devido ainda a influência do sistema de baixa pressão. Os maiores volumes precipitados se deram no Mato Grosso do Sul, onde a cidade de Bela Vista teve 44,8mm.

Imagem da satélite da tarde mostrava nuvens sobre grande parte do centro-sul brasileiro:

O avanço de uma frente fria nesta madrugada sobre o Rio Grande do Sul pode provocar chuva rápida no período entre o sul e centro do estado. O risco de temporais é bastante baixo, porém é indiscartável, inclusive quanto ao granizo.
Após a passagem da frente o ingresso de uma massa de ar polar marítima volta a derrubar as temperaturas.O amanhecer na região da Campanha deve ter temperaturas entre 15°C e 18°C, no entanto ao longo da tarde o vento passa a soprar de sul e esfria. As mínimas do dia serão registradas a noite, com temperaturas entre 7°C e 10°C na região.
A quarta será de tempo seco na região da Campanha e com possível geada ao amanhecer nos municípios de fronteira com o Uruguai. O amanhecer na região terá temperaturas entre 1°C (região de fronteira) e 6°C, com máximas variando entre 14°C e 17°C. 


A segunda-feira em São Gabriel não apresentou variação de temperatura entre as duas estações localizadas na cidade. Em um dia de temperatura agradável a mínima na cidade foi de 16,5°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima de 25,3°C também veio a ser registrada na mesma estação meteorológica.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cpptec/Inpe, Inmet, RBS, Ogimet, BAZ, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...