Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tornado, granizo e chuva no começo da primavera

A primavera astronômica que iniciou neste domingo mal havia começado e intensas tempestades já atingiam praticamente todo o centro-sul do Brasil. No entanto o grande destaque da onda de tempo severo foi o tornado que atingiu Taquarituba, no interior de São Paulo. Na cidade além de danos estruturais em casas, silos, num ginásio de esportes e na estação rodoviária, duas pessoas perderam a vida e mais de 60 ficaram feridas. Além dos danos em construções um ônibus foi arrastado e caminhões viraram com a força do vento.Conforme informações preliminares os danos são condizentes com os de um tornado intensidade F2.

Tornado sobre Taquarituba em vídeo do morador Reginaldo Pontes:

Danos na cidade :







O tornado não foi o único fenômeno severo a atingir o centro-sul brasileiro nos últimos dias. Desde sexta-feira foram registrados vendavais, quedas de granizo e chuva intensa. No Rio Grande do Sul o granizou atingiu mais de 40 municípios na sexta, o que se repetiu no Paraná e em Santa Catarina no final de semana, imagem abaixo de São José do Cedro-SC.
Em território paranaense o interior de Guarapuava pode ter sido atingido por um tornado ontem e em Corbélia o granizo de grande tamanho provocou grandes danos no sábado. Em Santa Catarina a chuva dos últimos dias já totalizava 270mm em Rio do Campo e 261mm em Alfredo Wagner, assim as enchentes atingiram várias regiões do estado, afetando 20,5mil pessoas em 70 municípios que decretaram situação de emergência. O Rio Itajaí-Açu se encontrava 10,39m acima do nível normal em Rio do Sul, a cidade mais afetada pelas enchentes;

Granizo acumulou no chão em São José do Cedro.

No Rio Grande do Sul a chuva se concentrou no norte do estado durante o final de semana, porém houve precipitação de chuva fraca e garoa em grande parte das regiões do estado. A presença de um centro de baixa pressão no litoral mantém o tempo instável nesta segunda em grande parte do estado, com maiores acumulados para a região da costa. Já nesta terça-feira as projeções indicam que o tempo abre no oeste do estado, onde o ingresso de ar polar faz as temperaturas caírem ainda mais. A sensação térmica segue baixa nas próximas horas com o vento sul soprando com rajadas.
Para amanhã algumas projeções chegam a indicar menos de 3°C amanhã no sudoeste do estado, no entanto sem chance de geada devido a elevada umidade e presença de vento.O fenômeno no entanto pode ocorrer na quarta-feira, quando o ar seco toma conta do estado e passando a predominar durante todo o dia.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Zero Hora, Ogimet, G1, De Olho no Tempo, BAZ, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...