Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Volta a esfriar no RS

A Argentina teve nos últimos dias o registro de neve em plena primavera, tanto na última sexta (foto abaixo de San Luis) quanto neste final de semana, em que a presença de um centro de baixa pressão em níveis médios da atmosfera propiciou a queda de neve na província de La Pampa.


O acumulo de neve em algumas regiões da província de La Pampa impressionam para a época do ano, em algumas áreas o acumulado de neve chegou aos 20cm. O acumulo de neve foi tanto que afetou a cobertura de uma escola na região, provocando a inundação de algumas salas de aula.


O sistema de baixa pressão acabou se aprofundando nas últimas horas e assim impulsionou uma banda de nebulosidade sobre o território gaúcho. A chuva foi fraca em todo o estado, sendo que em alguns locais sequer choveu. Os maiores acumulados registrados neste segunda-feira foram de 10,4mm em Quaraí e de 7,2mm em Santiago. O acumulado acabou não ultrapassando os cinco milímetros em Uruguaiana (4,8mm); São Borja (3,6mm); São Luiz Gonazaga (2,6mm); São Gabriel (2,4mm) e em outras diversas cidades.

Imagem de satélite mostra circulação de nuvens da área de baixa pressão:

O tempo no entanto volta a ficar seco em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira com o avanço de uma massa de ar frio e seco. O dia começa com temperaturas entre 6°C e 9°C na região da Campanha, onde o sol predomina com poucas nuvens e a temperatura se eleva com máximas entre 18°C e 22°C. O vento sul deve ser predominante nesta terça, conforme as previsões.
Na quarta-feira a o ar bastante seco permite uma queda maior de temperatura durante a madrugada e assim o dia começa com marcas bastante baixas e com risco de geada em áreas de baixada da Campanha, Noroeste e Serra. Nas demais áreas da Campanha o amanhecer deve ter mínimas entre 5°C e 10°C e em mais um dia com predomínio de sol a temperatura se eleva e aquece mais que no dia anterior. Assim as máximas projetadas para a região na quarta ficam entre 20°C e 24°C

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, WxBrasil, Gustfront, Diario de La Pampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...