Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pancadas de chuva antecedem mais calor

Um vórtice ciclônico na costa tem favorecido a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical sobre o estado nesta sexta-feira. A instabilidade tem ''pipocado'' no leste e norte do estado nesta tarde com a formação de alguns núcleos de chuva forte, mas que rapidamente perdem força como nas típicas tempestades de verão. 
Muitas nuvens e chuva isolada sobre o estado

O ar quente, que ontem trouxe máxima próxima aos trinta graus em São Gabriel (dados meteorológicos abaixo) , ainda predomina nesta sexta e deve ganhar mais intensidade no final de semana. As atuais projeções indicam que as temperaturas registradas no final de semana devem ser as maiores registradas até o momento na primavera em grande parte do estado.
Neste sábado a maior nebulosidade e chuva ficam na faixa litorânea do estado. O ar mais seco e frio sobre o sul do Uruguai pouco influencia nas mínimas da região da Campanha, que devem ficar entre 13°C e 17°C. Durante a tarde o sol predomina e as máximas ficam entre 25°C e 30°C.
Durante o domingo o ar quente ingressa com mais força sobre o estado em um típico quadro pré-frontal. Na região o dia começa com temperaturas entre 15°C e 19°C e durante a tarde a elevação continua, culminando com máximas entre 29°C e 34°C. No final da tarde a nebulosidade deve aumentar no extremo sul do estado (região do Chuí) com a aproximação de uma frente fria.
O sistema frontal avança na segunda-feira e ao encontrar ar bastante aquecido em sua dianteira pode ocasionar temporais localizados sobre o estado. A chuva mais intensa deve ocorrer no centro-sul do estado com picos de até 40mm. Pelas projeções atuais a chuva alcançaria a área de fronteira com o país cisplatino no período da manhã, onde as temperaturas devem ficar entre 17°C e 20°C. As máximas diárias ficam entre 23°C e 27°C e as mínimas em algumas cidades do sul do estado pode ocorrer no período da noite devido ao ingresso de ar mais resfriado.


Previsão para São Gabriel:

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, BAZ, Ogimet, Climatempo, WxBrasil, Meteopt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...