Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sistema de baixa pressão traz mais chuva

Na última quarta-feira as tempestades sobre o estado trouxeram muita chuva, além do tempo severo e duas mortes causadas por raio.Os maiores acumulados registrados no estado durante a onda de tempo severo da quarta-feira em registro do Inmet e Defesa Civil foram :
  • 176,0mm - Santo Augusto
  • 130,0mm - Ibirubá
  • 121,6mm - Palmeira das Missões
  • 81,0mm - Passo Fundo
  • 80,0mm - Erechim
Em São Gabriel a chuva totalizou apenas 4,6mm na quarta-feira. As tempestades que passaram pela cidade não trouxeram nada mais que chuva rápida, apesar de proporcionar algumas imagens, inclusive de uma possível nuvem-funil.

Tempestade que passou ao norte da tarde durante a tarde:


Frente de rajada desorganizada durante e após o por-do-sol: 




Na quinta-feira o ingresso de ar mais seco e frio trouxe a melhoria do tempo na área de fronteira com o Uruguai, mas hoje depois de um amanhecer mais frio a chuva retorna a região pelo país cisplatino devido ao avanço de um sistema de baixa pressão. Nesta sexta-feira houve relatos de geada em pontos do sul uruguaio onde o ar mais seco e frio predomino, no entanto sobre território gaúcho a temperatura também caiu. Em São Gabriel apos 18 dias a temperatura voltou a casa dos dez graus, com mínima de 10,8°C. Mas a temperatura registrada na Terra dos Marechais é relativamente alta se comparada ao registro de Bagé e Jaguarão que tiveram mínimas de 5,8°C e 5,9°C, respectivamente.
Neste sábado a chuva se generaliza sobre o estado e como a pressão atmosférica vai muito a chance de tempo severo aumenta sobre território gaúcho. A chuva deve ser forte em diversas regiões, podendo vir acompanhada de queda de granizo e vento forte em caráter localizado. As atuais projeções indicam volumes de até 40mm para a Campanha, porém as projeções variam a cada saída do modelo de previsão.
No domingo nova massa de ar mais seco e frio se aproxima do estado e começa a limpar o tempo no oeste do território gaúcho. Na porção leste do estado a influência da circulação da área de baixa pressão, que se converte em um ciclone, deixa o tempo com mais nuvens e chance de chuva isolada. Na segunda-feira a região sul do estado deve ter frio ao amanhecer com as atuais projeções indicando mínimas entre 5°C e 10°C.

Mapa da NOAA mostra baixa pressão (L) e ingresso de umidade pelo norte (seta) em projeção para este sábado

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Meteobrasil, Climatempo, Gruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...