Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sol e maior radiação ultravioleta

Assim como na terça-feira (dados abaixo) hoje o dia começou com o ar mais resfriado predominando e mínima de 7,6°C na 13ª Cia Com e de 8,6°C no Jardim das Hortências, uma diferença de apenas 1°C entre os microclimas na cidades, sendo que ontem a diferença foi de raros 2,1°C entre as mínimas na estações meteorológicas, uma das maiores diferenças desde que o monitoramento começou no bairro Jardim das Hortências.


Nesta quarta-feira a temperatura fica mais elevada sobre o estado e os termômetros já indicam agora as 15h a temperatura de 28,6°C em Santa Rosa, 25,2°C em São Gabriel, 24,1°C em Teutônia e 24°C em Porto Alegre. No entanto amanhã a chuva retorna a pontos do norte e noroeste do estado e as temperaturas ficam mais elevadas apenas no centro e oeste do estado.
Na região da Campanha o dia começa com marcas entre 6°C e 10°C e ao longo do dia o sol predomina com algumas nuvens. As máximas nesta quinta devem variar entre 21°C e 26°C na região. Já na sexta a chuva deve atingir o nordeste do estado, região leste e região metropolitana de Porto Alegre na forma de pancadas enquanto em grande parte do estado o sol aparece em mais um dia com maior amplitude térmica.Na região da Campanha as mínimas ficam entre 8°C e 12°C com máximas entre 18°C e 23°C.
A causa da chuva no nordeste do estado, um centro de baixa pressão atmosférica que se desloca para o oceano na altura de Santa Catarina. Este sistema favorece o ingresso de uma nova massa de ar frio sobre o RS no final de semana.

Previsão para São Gabriel

E este período entre quarta e sexta-feira merece atenção no estado do Rio Grande do Sul. Conforme pesquisa e previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) de Santa Maria, uma região atmosférica com menores índices da camada de ozônio vai estar sobre o estado nestes dias. Assim este fenômeno chamado de ''efeito secundário do buraco de ozônio Antártico'' fará com que os índices de ração ultravioleta estejam de 15% a 20 % acima do normal para época e condizentes com os aferidos durante o verão.Segundo a análise do doutorando em meteorologia Lucas Vaz Peres está é a primeira vez que se prevê este fenômeno que ocorre comumente e com frequência entre uma e três vezes ao ano.
Então os especialistas recomendam o uso de protetor solar e menor exposição solar durante o período compreendido entre as 10h e 16h.

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gruma, Ogimet, WxBrasil, Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...