Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Chuva voltou forte

A terça-feira, como previsto, teve chuva em praticamente todo território gaúcho. Em alguns locais as precipitações chegaram intensas e com tempo severo, como ocorreu no Vale do Rio Pardo e Quarta Colônia. Nestas regiões algumas tempestades isoladas provocaram queda de granizo médio a grande, que caiu acompanhado de vento forte, danificando assim principalmente lavouras de fumo e ainda derrubando árvores e postes.

Granizo em Restinga Seca na foto de Vianei Bolzan.

O radar do Morro da Igreja em Santa Catarina indicava na noite de ontem fortes tempestades sobre a Serra Gaúcha. As imagens de refletividade obtidas pelo mesmo eram condizentes com temporais com queda de granizo até mesmo grande, no entanto não há informações sobre o tempo severo na região.
Nas demais áreas do estado a influência do sistema de baixa pressão também trouxe chuva forte. Em São Gabriel, no período da tarde, a chuva chegou a ser torrencial por alguns momentos vindo a provocar alagamentos no centro da cidade. A temperatura pouco variou devido a nebulosidade e a chuva, que acabou totalizando por volta dos 37mm na cidade.

Dados meteorológicos da terça-feira:


Água cobriu algumas das ruas do centro da cidade. Foto : Magro Borin

A chuva prevista já era bem menos volumosa que a registrada na última semana e no sudoeste do estado os acumulados ficaram aquém do que algumas projeções indicavam para a região. Mesmo assim a chuva chegou forte durante a manhã na região de Uruguaiana.

ACUMULADOS NO RS (19/11)
  • 42,4mm - Santa Maria
  • 40,2mm - Santiago
  • 39,6mm - Rio Pardo
  • 39,0mm - Uruguaiana
  • 38,8mm - São Gabriel
  • 35,4mm - Lagoa Vermelha
  • 33,0mm - Quaraí
  • 32,8mm - Frederico Westphalen
  • 31,2mm - Bento Gonçalves
  • 30,4mm - Erechim
  • 30,0mm - Cruz Alta

Nesta quarta-feira o tempo segue fechado e com chance de chuva rápida e isolada em grande parte do estado. Esta condição predomina também amanhã com o deslocamento do sistema de baixa pressão para o mar. As condições atmosféricas porém não permitem descartar a ocorrência de chuva localmente forte nas próximas 24h em qualquer área do estado.
A quinta-feira começa com temperaturas entre 17°C e 20°C na região da Campanha. Mesmo com as nuvens a temperatura máxima oscila entre 23°C e 28°C na região. Já na sexta-feira o ingresso de ar mais seco e frio faz com o amanhecer tenha temperaturas mais baixas na região. Para este dia as projeções indicam oscilação entre 9°C e 14°C nas mínimas e entre 25°C e 30°C nas máximas.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Meteobrasil, BAZ, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...