Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Enchente em São Gabriel desabriga 90 famílias

Segundo a Defesa Civil 90 família estão desalojadas em São Gabriel em função das forte chuva. Destas famílias, quatro estão abrigadas na sede campestre da Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar (ACAS-BM), enquanto outras as 86 famílias se encontram próximas as suas residências, seja na casa de vizinhos ou parentes,  para a monitorar a situação e evitar saques.A Secretária Municipal de Assistência Social está fornecendo cestas básicas e agasalhos para as famílias que tiveram que sair de suas casas.

Barco foi usado pelos moradores ribeirinhos. Foto : Magro Borin

As imagens áreas registradas pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal dão uma dimensão da enchente e dos danos e prejuízos registrados no município. Muitas lavouras foram cobertas pela água e o real prejuízo na produção está sendo levantado pelo Irga e pela Emater.
Em números inicias 60 cabeças de gado foram encontrados mortas no interior do município e na região próxima ao Santa Maria algumas comunidades estão isoladas, como é o caso do Pavão, Rincão de Santa Catarina e Rincão do Claro. Muitas pontes foram comprometidas e a Ponte do Pavão veio a ser destruída pela força da água.

Bairro Passo da Lagoa:




Ponte dos Lagões foi destruída:

Bairro Beira-Rio:

Estima-se que o Rio Vacacaí esteja acima com 10m acima do nível normal, porém valor ainda não foi confirmado. As cheia que também é grande no Rio Santa Maria, que corta a porção oeste do município, fica bem evidente nas imagens de satélite de alta resolução registradas pelo Satélite Aqua na manhã de ontem. Na imagem é possível ver a grande massa de água cobrindo os campos no interior de São Gabriel, Dom Pedrito e Rosário do Sul.



A sexta-feira do Feriado de Proclamação da República terá chuva no Rio Grande do Sul. A frente fria que avança, mesmo com o potencial para tempo severo isolado, deve trazer acumulados bem mais baixos para o território gaúcho (até 40mm na região de fronteira com a Argentina). A mesmo mais fraca ainda servirá para manter os rios acima do nível normal e na próxima semana a projeção de chuva mais intensa na terça-feira pode elevar mais os níveis dos cursos d'água.

Fonte : NASA, Metsul, Meteobrasil, Prefeitura Municipal, Caderno7, Noticia N1, Coluna Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...