Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novos temporais devem atingir o estado

A última sexta-feira teve o avanço rápido de uma linha de tempestades e de uma frente fria. A chuva chegou forte na região, com acumulados próximos aos 20mm, valor registrado em São Gabriel e acompanhado por vento de 55km/h. 
O destaque porém foi o vento intenso na passagem do sistema. No Vale do Rio Pardo ocorreram danos em decorrência das rajadas intensas e que se aproximaram dos 100km/h. Na Região Metropolitana a CEEE registrou 30mil clientes sem energia após a passagem do temporal. Em Santa Maria a chuva forte veio acompanhada com rajadas de 90km/h e queda de granizo.
Em São Gabriel a linha de instabilidade chegou com uma bela frente de rajada, assim como ocorreu durante o deslocamento deste sobre outras cidades. Com o vento moderado não houveram danos na cidade. Chegada da frente de rajada:





Agora poucos dias depois da última onda de tempo severo o estado do Rio Grande do Sul deve registrar mais temporais.O final de semana foi de tempo seco o que permitiu um amanhecer frio, principalmente na Serra onde fez apenas 3°C em São José dos Ausentes.
Nesta segunda o ingresso de ar quente e úmido traz abafamento para o estado, com destaque para a região centro-oeste do território gaúcho. As estações do Inmet na região reportam, nesta tarde, a temperatura de 32,4°C em Santa Maria e de 32,3°C em São Gabriel, São Borja e Santa Rosa.
Amanhã forte convecção se dará sobre o norte da Argentina avançando sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia. O desenvolvimento destas tempestades se dará pelo deslocamento de um centro de baixa pressão, porém bem menos intenso que o da última semana. Mesmo assim existe a chance de tempo severo no estado e com potencial para chuva volumosa a extrema no sudoeste do território. Algumas projeções não permitem descartar acumulados de mais de 100mm entre a região de Uruguaiana e Santana do Livamento, incluindo o noroeste do Uruguai.
Nesta terça o dia deve começar com temperaturas mais altas na região da Campanha. As projeções tem indicado mínimas entre 17°C e 22°C. Ao longo da tarde com a chuva que deve atingir a região as máximas não sobem muito, oscilando entre 25°C e 28°C. 
Na quarta-feira com o deslocamento da área de baixa pressão sobre o estado a chance de chuva forte aumenta em todo o estado. Volumes expressivos podem ser registrados em qualquer região, o que alerta para os rios que se encontram com níveis elevados de água em grande parte do estado. Após a chuva o avanço de uma nova massa de ar frio deve se dar apenas na sexta-feira, quando o tempo limpa em todo estado. 

Apesar de divergências volumes mais altos de chuva (em vermelho) são projetados sobre uma grande área.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...