Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Período seco se aproxima do fim

O predomínio de uma massa de ar seco e fria sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta semana vai chegando ao fim.O centro de alta pressão associado a este massa de ar já se desloca pelo mar e a circulação de ventos do sistema trazem rajadas de vento leste hoje. O vento começa a perder força amanhã e durante a sexta o vento predomina do quadrante norte.
O vento norte na sexta-feira vai ser resultante do ingresso de uma massa de ar quente e úmida de origem tropical. Assim as temperaturas se elevam mais pela manhã e faz bastante calor a tarde, com sensação maior de abafamento.
Tarde de ontem foi agradável contrastando o amanhecer ainda frio.

Nesta quinta-feira o ar seco ainda predomina sobre o estado e na região o dia começa com temperaturas entre 13°C e 16°C. Ao longo da tarde o sol brilha forte e as temperaturas variam ente 26°C e 31°C.
Na sexta-feira com o ingresso do ar úmido as mínimas ficam mais elevadas na região da Campanha, variando entre 15°C e 19°C. Durante a tarde não se podem descartar pancadas isoladas de chuva associadas ao calor, que na região resultará máximas entre 28°C e 33°C.

Previsão para São Gabriel:


Porém a maior mudança no tempo vem no final de semana. No sábado, devido a massa de ar quente e úmida e aproximação de uma frente fria sobre o Rio da Prata, existe o potencial para chuva localmente forte e pancadas de chuva sobre o RS, em principal na região da Campanha. No domingo é projetado o avanço de uma área de baixa pressão muito baixa projetada sobre o estado (até 993hPa) , sendo um fator de risco para a ocorrência de tempo severo e vento forte e somente nos próximos dias a confiabilidade das projeções será maior, assim o cenário deve ser monitorado.



Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Ogimet, WxBrasil, BAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...