Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tempo muda e tempo severo traz alerta para o Conesul

A quinta-feira foi de calor durante a tarde em muitas regiões do estado devido o ingresso de ar quente com o vento norte, o que se repete nesta sexta. E São Gabriel, por se encontrar no centro-oeste do estado , também registra temperaturas altas. Ontem a máxima na cidade foi de 31,4°C em registro da estação local do Inmet, enquanto nesta sexta-feira a mesma estação já reporta 33°C as 14h.
O vento norte segue soprando hoje e durante parte do sábado, assim as temperaturas caem pouco na próxima madrugada e espera-se mínimas entre 18°C e 23°C na região da Campanha. A presença de uma frente fria próxima ao estado deixa o céu encoberto e com aberturas de sol. Faz calor com máximas entre 27°C  e 31°C, porém a chance de chuva é grande em todo centro, oeste e sul do estado devido a influência do sistema frontal sobre mar e do ar quente e úmido sobre o estado.

 Previsão para São Gabriel nos próximos dias:

O sistema frontal que se aproxima do estado amanhã levou tempo severo as planícies argentinas na tarde de ontem. Além do granizo em muitas cidades, suspeita-se que um tornado possa ter atingido um município da província de Río Negro. Apesar do afastamento da frente, a Argentina ainda terá tempo severo no final de semana, inclusive, com maior potencial para danos.
Um centro de baixa pressão cruza o norte do país entre sábado e domingo sobre a presença de ar quente e úmido. O cenário projetado é bastante sugestivo para a formação de sistemas convectivos intensos e que poderiam trazer granizo, vendavais, chuva torrencial e até mesmo tornados. As atuais projeções não permitem descartar acumulados acima dos 200mm nas províncias de Entre Ríos, Santa Fé e Córdoba durante o final de semana.
O centro de baixa pressão se aproxima do Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira, quando se espera chuva forte e com potencial para tempo severo sobre o estado. Algumas projeções indicam acumulados por volta dos 100mm no oeste do estado e na área de fronteira com o Uruguai, cujo noroeste e centro do país também devem ser afetados. A pressão atmosférica deve cair a valores próximos aos 997hPa sobre a Campanha Gaúcha durante a segunda-feira e assim com a presença de ar quente existe o risco de tempo bastante severo em pontos localizados. A área de pressão se desloca para o mar durante a terça e sua conversão em ciclone extra-tropical pode trazer ressaca a vento forte para ao litoral gaúcho.


-------------------------------------------------------------------------------

Longe do Brasil um outro sistema de baixa pressão chamou a atenção e espantou meteorologistas e entusiastas de meteorologia por todo globo. Um poderoso Tufão  (como são chamados os furacões no Índico e Pacífico) categoria 5 a mais elevada a escala Saffir- Simpson, avançou sobre as Filipinas com rajadas de vento sustentadas em 305km/h e pressão atmosférica estimada em apenas 858hPa. O Tufão Hayian, denominação do sistema, é considero agora o mais intenso ciclone tropical registrado pelo homem no planeta, pois apresentou rajadas de até 400km/h e a menor pressão atmosférica registrada em um ciclone no mundo.
O olho característico do sistema tocou a ilha na manhã de hoje, junto com as bandas de nebulosidade que além do vento trazem chuva muito intensa. A situação é crítica nas Filipinas pois além da chuva torrencial os ventos provocam a elevação das marés. Até o momento estimam-se 50 mortos no país, porém o número deve crescer.

Imagens de satélite mostravam Tufão perfeitamente simétrico e com olho bem definido:



Fonte: NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Metsul, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...