Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Calor contínua enquanto Uruguai e Argentina tem chuva

A quinta-feira vai ser mais um dia de muito calor no Rio Grande do Sul, com possibilidade de novos recordes de temperatura máxima para o ano ou para o mês de fevereiro. Ontem a temperatura subiu bastante com a presença de sol sem muitas nuvens e em Santa Rosa a temperatura alcançou os 41,5° em registro de estação particular. Na rede do Inmet a máxima foi a alcançada pela estação localizada em Campo Bom, onde fez 40,4°C.

Em São Gabriel a temperatura não bateu recordes até o momento, porém o índice de calor segue muito alto nos últimos dias, sempre superando a sensação de quarenta graus. Nesta quinta-feira, no entanto a temperatura ao meio dia já estava na casa dos 36°C em São Gabriel e em Vila Nova do Sul. A temperatura pouco baixou nesta madrugada, com mínima de 26,4°C na cidade, a mínima mais elevada deste 2014 e uma das mais elevadas já aferidas.


Ontem a chuva deu uma trégua no Uruguai, porém o avanço de uma nova frente fria já traz chuva ao território cisplatino nesta quinta. As projeções indicam chance de tempo severo e acumulados superiores aos 200mm em algumas áreas do país vizinhos nos próximos dias, agravando ainda mais a situação de alagamentos e enchentes. Em Salto, no oeste uruguaio, o acumulado desde o dia 27 já alcançava os 300mm. No centro do país Durazno já tinha quase duas mil pessoas evacuadas por conta das enchentes.

A passagem da frente pela Argentina levou a formação de tempestades severas. Um tornado (fotos abaixo) tocou o solo em Bell Ville na província de Córdoba, mas sem causar danos. No Rio da Prata, ao norte da Grande Buenos Aires, uma tromba d'água se formou, também se causar danos.

Tornado em Bell Ville:


Com o forte calor e aproximação da nova frente fria sobre o Uruguai, cresce nos próximos dias a chance de tempo severo no sul gaúcho. Nas demais regiões ocorrem pancadas isoladas devido a convecção (ascensão do ar quente e úmido na atmosfera, formando nuvens de chuva), o que pode derrubar a temperatura por algum tempo. No final de semana a chance de chuva aumenta no centro-sul do estado, com acumulados irregulares e pancadas de chuva.
As perspectivas dos modelos de previsão indicam ainda um cenário de muito calor até a próxima semana, quando o bloqueio atmosférico finalmente seria vencido. Até o avanço do sistema frontal se projeta para a região mínima entre 23°C e 27°C, com máximas entre 35°C e 39°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gustfront, BAZ, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...