Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dias contados para o calor

O final de semana seguiu sendo marcado pelo calor em território gaúcho, porém com espaço também para tempestades severas. Neste domingo muitas cidades tiveram prejuízos com o vento e a chuva forte formados com a massa de ar quente e úmida que cobra o estado.

Na região de São Gabriel também o tempo não foi diferente e mais uma vez o índice de calor superou os 40°C, combinação da temperatura alta e da umidade elevada, condição esta que favoreceu a formação de chuva convectiva no final da tarde de sábado e também de domingo. No sábado a máxima na cidade foi de 38,8°C e índice de calor de 47,8°C, antecedendo a chuva que caiu na cidade no final da tarde.
Já neste domingo a temperatura máxima registrada foi de 37,9°C, com índice de calor em 46,7°C. Apesar da formação de áreas de instabilidade próximas e da passagem de uma frente de rajada, não choveu na cidade.
Imagens da tarde de domingo :




Diferentemente de São Gabriel, Vila Nova do Sul teve chuva forte e com queda de granizo. No local monitorado pelo blog as pedras de gelo chegaram aos 2cm de diâmetro e a chuva totalizou 31mm.
A tempestade na região de Vila Nova do Sul foi a mesma que atingiu a vizinha São Sepé, provocando queda de 40 postes e destelhamento de cerca de 50 casas.
O tempo severo pode ter sido a causa do naufrágio de uma embarcação em Porto Xavier, costa do Rio Uruguai. Uma mulher morreu e duas pessoas estavam desaparecidas e a suspeita é que o vento forte tenha colaborado para o naufrágio. Ainda no norte do estado, o vento forte fez danos em Jacutinga, onde mais de 100 casas ficaram destelhadas, além de uma escola local.

O calor continua hoje sobre o estado, mas devido a cobertura de nuvens e a chance maior de chuva, a temperatura não sobe tanto em grande parte dos locais. O risco de temporais isolados continua, com potencial para granizo e vento forte.
O avanço de uma frente fria a partir da quarta-feira deve marcar o fim desta onda de calor que se tornou uma das mais intensas já registradas sobre o estado. No entanto nesta terça e quarta-feira o quadro pré-frontal deve fazer as temperaturas se elevarem mais que no domingo e nesta segunda. O avanço da frente fria deve provocar chuva localmente forte com risco de tempo severo ao ingressar no estado, apesar dos acumulados irregulares projeta-se para a região volumes na casa dos 30mm. O avanço do sistema frontal se dará com o avanço de uma massa de ar polar sobre a Argentina, o que faz o vento virar e soprar de sul com rajadas durante a sexta-feira. Pelas atuais previsões a máxima de sexta em alguns locais do estado, será a mínima registrada nos últimos.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Ogimet, BAZ, WxBrasil, Climatempo, Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...