Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Tornado atinge cidade argentina e atmosfera segue instável no RS

NOTA : Por problemas de conexão com a internet o blog ficou se atualizações na última semana, porém agora há o retorno dos posts nos dias tradicionais.


O deslocamento de um cavado (área de menor pressão atmosférica) sobre o Rio Grande do Sul foi responsável por provocar chuva em áreas do estado nesta última quinta-feira. A chuva foi bastante irregular, inclusive dentro de uma mesma região. Ontem os maiores acumulados se localizaram no eixo Missões-Campanha, com destaque para São Gabriel onde foram aferidos 31mm de precipitação na estação local do Inmet.
Acumulados ontem :

A influência deste cavado e o ar quente sobre o estado levaram a formação de algumas tempestades sobre o norte gaúcho nesta sexta-feira, inclusive com granizo em Farroupilha e chuva localmente forte nos municípios da Serra.
O tempo severo, porém, foi destaque na Argentina. O avanço de uma frente fria levou a formação de tempestades sobre a província de Buenos Aires, ocasionando queda de granizo e vento forte. No entanto, um tornado veio a tocar o solo na área de Grande Buenos Aires.Em Berazategui, cerca de 20km da capital argentina, árvores caíram e telhados foram arrancados com a passagem do tornado, que teve vento suficiente para virar um carro. Apesar dos danos, apenas os dois ocupantes do carro ficaram feridos.

Tornado e danos:




Vídeo impressionante da passagem do tornado pela cidade:




Pois a atmosfera do Rio Grande do Sul se instabiliza muito mais neste final de semana.A presença de ar quente, que levou a máxima de 31°C em São Gabriel, e umidade, deve favorecer a formação de pancadas isoladas de chuva. A aproximação da frente que estava na Argentina pode, no entanto, favorecer as pancadas de chuva sobre o estado, englobando mais regiões.
No domingo um novo cavado deve influenciar o tempo no estado, com mais chuva e acumulados irregulares. O calor continua em praticamente todo estado, com máximas próximas aos 30°C e mínimas acima dos 20°C. A chance de chuva se alterna com períodos de abertura de sol, propiciando sensação de abafamento.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Gustfront, Inmet, Pronostico Extendido, BCP Salto, Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...