Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 17 de março de 2014

Muita chuva e tornado no interior de São Gabriel

A semana ainda começa com tempo muito instável no Rio Grande do Sul, após um domingo de chuva intensa na fronteira com o Uruguai e Argentina, além da região central e da campanha. A influência de um sistema frontal estacionado sobre o estado levou a formação de nuvens bastante carregadas sobre a região, inclusive com registro de tempo severo isolado na região de São Gabriel.
O desenvolvimento de uma tempestade mais intensa levou a formação de um tornado sobre o interior do município de São Gabriel. Por se tratar de uma área rural não houve danos no local de ocorrência deste tornado, o quatro registrado na região nos últimos 6 anos. A mesma tempestade, ao se deslocar para sudeste, foi a responsável por queda de granizo no município vizinho de Vila Nova do Sul, inclusive, com pedras de gelo de grande tamanho.

Tornado em São Gabriel nas proximidades da BR 158. Foto de Ana Lauren Mello.



Nas últimas 72h, desde o começo do avanço da frente fria na sexta-feira, choveu muito na região da Campanha. O acumulado registrado neste período pelas estações do Inmet na região, já superaram a média histórica de precipitação destas localidades na Normal Climatológica 1961/1990. Em Alegrete o acumulado de 164mm nestes últimos três dias supera a média da normal para o mês de março, que era de 160mm. Na cidade de Bagé, que tem média de 105mm para março na normal citada, a precipitação das últimas 72h já totalizava 155mm.

Maiores acumulados nas últimas 72h:

  • 166,4mm - Alegrete
  • 155,8mm - Bagé
  • 152,0mm - Uruguaiana
  • 151,2mm - Santiago
  • 136,8mm - Santa Maria
  • 134,8mm - Dom Pedrito
  • 119,6mm - São Gabriel
  • 113,6mm - São Borja
  • 98,6mm - Caçapava do Sul
  • 79,8mm - Rio Pardo 

Mesmo após tanta chuva a atmosfera não estabiliza sobre o Rio Grande do Sul. A terça-feira terá céu nublado em grande parte do estado, ainda com chuva frontal sobre o centro-norte do território. Enquanto não se pode descartar chuva fraca e isolada em pontos do centro do estado, o sol pode até aparecer no extremo-sul do estado, na região do Chuí. O tempo fica abafado na região da Campanha com oscilação diária entre 16°C e 25°C.
Porém na quarta-feira o deslocamento de um sistema de baixa pressão deve trazer novo episódio de chuva forte e com possíveis temporais isolados. As atuais projeções indicam volumes localmente intensos, que podem passar dos 50mm em pontos da Campanha, Centro e Norte do estado. Na quarta a temperatura não sobe tanto na região, variando pouco e entre 16°C e 23°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...