Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 15 de abril de 2014

Onda de tornados e frio dos últimos dias

O deslocamento de um centro de baixa pressão na sexta-feira trouxe chuva para o território gaúcho ao longo do dia, impulsionando seu ramo frontal sobre o norte do estado. O avanço desse ramo frontal provocou tempo severo desde o Rio Grande do Sul até o Paraguai, com registro de quatro tornados.
No Paraguai um tornado provocou alguns danos na zona rural de Santa Rita, departamento de Alto Paraná, região próxima ao sudoeste paranaense.

Tornado no Paraguai: 

Já em solo gaúcho, ocorreram três tornados. O registro mais intenso se deu em Tapejara com destelhamentos e danos estruturais graves em algumas casas da área urbana. Os danos no município são condizentes com os de um tornado categoria F2, sendo o vento responsável por decepar árvores e virar um carro.

Em Erebango a passagem de tornado categoria F1 destruiu casas, vindo a provocar uma morte com o desabamento de um telhado. Um morador relatou a um jornal que foi levado à 20m de sua casa pela força do vento, sendo uma das características da passagem do fenômeno.Outro morador do município fez outro relato impressionante, de um de sua propriedade fora arremessado pelo vento sobre a copa de algumas árvores.


O terceiro tornado registrado no estado se deu em Soledade, no interior do município. Algumas residências foram totalmente destruídas e a porta de uma casa foi arremessada a cerca de 1km do local originário. Felizmente não houve feridos pelo fenômeno, um tornado de categoria F1. Foto de Paulo Henrique Pinheiro.



O deslocamento do sistema frontal provocou chuva com acumulados elevados no noroeste gaúcho, sendo feito o registro de 192mm de precipitação tanto em Santa Rosa como em Três de Maio. Ainda na região, Crissiumal teve 146mm de chuva entre a sexta-feira e o sábado.
Na retaguarda da frente fria, uma forte massa de ar frio fez as temperaturas despencarem já no sábado a noite. O amanhecer de domingo foi de temperatura baixa no estado,porém sem registros de temperaturas negativas, o que veio a ocorrer na região serrana na segunda-feira, quando Vacaria teve -0,3°C e Bom Jesus, -0,1°C.
Na serra catarinense a temperatura caiu ainda mais, com mínima de -2,3ºC em Urupema, -0,7°C em Bom Jardim da Serra e -0,5°C em São Joaquim, com registro de geada em ambos municípios catarinenses na manhã de ontem.

Geada em São Joaquim
.


Em São Gabriel a temperatura até caiu, porém ficou aquém das projeções, que chegavam a indica até 6°C. As mínimas registradas pela estação local do Inmet, nos últimos dias, foram:

  • 13/04 - 9,5°C
  • 14/04 - 9,4°C
  • 15/04 - 10,0°C
Porém com com o deslocamento do centro de alta pressão para alto mar a temperatura se elevou mais nesta terça-feira na região, apesar do amanhecer ainda frio.A máxima de 23,3°C hoje em São Gabriel marca a tendência de elevação da temperatura nos próximos dias.
Nesta quarta-feira o dia deve começar com mínimas entre 9°C e 13°C na região da Campanha, mas durante a tarde a temperatura sobe bastante com o ingresso de ar mais quente, assim as máximas ficam entre 25°C e 29°C.
Já na quinta-feira a temperatura cai bem menos e as mínimas oscilam entre 14°C e 18°C na região. A cobertura de nuvens aumenta um pouco e a chance de pancadas de chuva muito localizadas não pode ser descartada, mesmo assim faz calor durante a tarde com máximas entre 26°C e 30°C.
No feriado de sexta-feira, a temperatura se mantém mais elevada, porém com chuva. O deslocamento de uma frente fria traz chuva mais generaliza, porém sem volumes extremos. A chance de tempo severo existe, assim como o potencial para chuva forte, porém quase nada comparado ao último sistema frontal de sábado passado.

Previsão para São Gabriel|:



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, De Olho no Tempo, Meteobrasil, BAZ, Zero Hora, Ogimet
, Epagri, São Joaquim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...