Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rio Grande do Sul terá chuva intensa mais uma vez

Na última terça-feira a formação de um ciclone extratropical sobre o território argentino foi responsável por chuva intensa e tempo severo no Conesul. No país vizinho três pessoas acabaram morrendo e outra três mil ficaram desalojadas em função da chuva intensa, principalmente na província de Neuquén, onde os acumulados ultrapassaram os 200mm.
A situação na Argentina também ficou complicada nas províncias de Santiago del Estero, Catamarca, Córdoba e Santa Fé devido a chuva intensa ocasionada pelo então sistema de baixa pressão e por uma linha de tempestades que se formou na noite de segunda-feira.
A linha de tempestades ao se deslocar pelo centro argentino, levou chuva intensa a capital Buenos Aires e a outras cidades importantes do país. Em Rosário, além de chuva forte ainda houve vento intenso e queda de granizo.

Imagem de satélite da terça-feira mostra ciclone já formado:


No Rio Grande do Sul, o alinhamento de tempestades atingiu cidades da região da Campanha durante a manhã de terça-feira. Em São Gabriel choveu 37mm em apenas um hora, sendo que ao longo do dia a formação de novos núcleos convectivos só fez elevar o acumulado de precipitação na cidade, totalizando 62,8mm em 24h.

Acumulados da terça-feira (08/04)

  • 137,0mm - Frederico Westphalen
  • 79,4mm - Vacaria
  • 62,8mm - São Gabriel
  • 58,2mm - Bagé
  • 57,2mm - Canguçu
  • 48,8mm - Bento Gonçalves
  • 41,8mm - Cruz Alta
  • 39,2mm - Santiago
  • 33,2mm - Canela
  • 31,8mm - Campo Bom
  • 31,8mm - São José dos Ausentes
  • 31,6mm - Lagoa Vermelha
  • 31,4mm - Teutônia

No entanto, além da chuva forte, como a que totalizou 137 mm em Frederico Westphalen, ainda houve tempo severo em solo gaúcho. Em Panambi houve queda de granizo de grande tamanho, comparável à ovos de galinha. Já em Marquês de Souza o evento severo foi a ocorrência de um tornado. A passagem do fenômeno deixou um rastro de árvores decepadas e caídas, inclusive bloqueando uma pista da BR 386. No registro fotográfico do repórter Frederico Sehm, fica evidente o quão localizado foi o rastro de danos, deixando muito evidente a passagem do tornado.



Pois nem bem a instabilidade deu trégua no Rio Grande do Sul e já há o alerta para novo evento de chuva forte e com potencial para tempo severo bastante localizado. Desta vez será o deslocamento de um centro de baixa pressão sobre o estado que trará chuva. Nas últimas horas este sistema favoreceu a formação de um intenso núcleo convectivo sobre o Paraguai.Em território paraguaio a chuva está sendo intensa, tendo sido registrados 230mm na últimas 24h na cidade de Concepcion.

Sistema convectivo cobre grande parte do Paraguai: 


Nas próximas horas a previsão é de que a haja a formação de núcleos convectivos sobre o estado do Rio Grande do Sul, sendo que já nesta manhã há o registro de chuva na região de Itaqui. O deslocamento deste sistema de baixa pressão mantém o tempo instável nesta sexta-feira, com potencial para chuva há qualquer hora do dia em praticamente todo RS. As atuais projeções indicam elevados acumulados de chuva, que superariam os 115mmm em uma faixa do noroeste, centro e leste do estado. Como existe variação entre as projeções, não se pode descartar acumulados localmente mais elevados, assim como volumes maiores em regiões não citadas.

Modelo de projeção norte-americano indica bastante chuva nos próximos dias:


No sábado, o centro de baixa pressão se converte em um ciclone extratropical na próximo ao Chuí, podendo ocasionar vento forte com rajadas no litoral durante o final de semana. O ramo frontal associado a este ciclone, vai avançando sobre os demais estados da região sul ainda no final de semana, no momento que uma forte massa de ar frio ingressa no RS.
A massa de ar polar que avança neste final de semana será a mais intensa até agora do ano. As previsões tem indicado mínimas oscilando entre 5°C e 8°C na região da Campanha no domingo e na segunda, mas na Serra os valores devem ser ainda mais baixos, podendo ocorrer até mesmo marcas negativas.

 Ar frio (em azul, verde e amarelo) avança no final de semana


Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Capinchocumulus, Gruma, WxBrasil, Ogimet, Gustfront, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...