Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tempo bom no aniversário de São Gabriel

Nesta sexta-feira o município de São Gabriel completa 168 anos de emancipação político-administrativa, motivo do feriado municipal neste 4 de abril. Infelizmente não há anotações ou dados meteorológicos de com estava o tempo naquele longínquo 4 de abril de 1846, no entanto pode-se precisa com grande exatidão como estará o tempo neste 4 de abril de 2014, e este será bastante propício à realizações das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Cidade localizada no pampa gaúcho faz seu centésimo sexagésimo oitavo aniversário:

A condição de tempo seco, que predomina desde o final de semana, tende a continuar. Assim não se espera chuva para os próximos dias, mesmo com áreas de intensa precipitação sobre o centro argentino. No sábado e no domingo existe um pequeno potencial para o desenvolvimento de chuva convectiva, típica do verão, mas que é extremamente localizada. Tal possibilidade se dará pela presença maior de umidade e ingresso de ar mais aquecido pelo quadrante norte.
A temperatura segue alta durante as manhãs aqui na região, com marcas oscilando neste sexta-feira entre 17°C e 21°C. Como o sol brilhando forte num céu com poucas nuvens, a temperatura se eleva bastante, com máximas entre 30°C e 34°C na região.
Já no sábado o amanhecer segue com registro de temperaturas próximas aos 20°C, variando entre  18°C e 22°C nos municípios da região. A cobertura de nuvens deve ser variável no sábado, não afastando chuva bastante localizada devido ao calor que faz as máximas variarem entre 29°C e 33°C.
Condições semelhantes ao do sábado devem ser registradas também no domingo, com mínimas na casa dos 20°C e máximas ao redor dos 30°C. No entanto, a chance de chuva no domingo será maior, com a atmosfera mais instável espera-se que as pancadas possam atingir mais localidades.

Previsão para São Gabriel:

Este dia 4 de abril de 2014 vai ser bem diferente do último aniversário da cidade, em 2013. Naquela ocasião a presença de um vórtice ciclônico sobre o Conesul foi responsável por um dia de tempo fechado, chuvoso e com temperatura amena. Naquele mesmo dia a chuva totalizou 11mm, acumulado baixo se comparado a outras cidades gaúchas e algumas cidades da Argentina, onde também foi registrado um tornado. Por sinal o aniversário de São Gabriel em 2013 contrastou bastante com o do ano anterior. No mesmo dia em 2012 foi registrada a temperatura mais alta em 4 de abril desde a instalação da estação automática do Inmet na cidade em meados de 2007.
O aniversário da cidade é comemorado no outono, então é comum que neste período do ano ocorra o ingresso tanto de massas de ar quente quanto de massas de ar frio, sendo comum uma grande variação de temperaturas. Então como foi o dia 4 nos últimos anos, desde a instalação da estação local do Inmet:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...